O que é Lead Scoring?

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Qualifique leads de forma automática e aumente o desempenho de vendas no e-commerce!

Lead Scoring: classifique seus leads com notas e lide de forma personalizada com cada um deles. Imagem: @stories
Lead Scoring: classifique seus leads com notas e lide de forma personalizada com cada um deles. Imagem: @stories

Recurso da plataforma de automação de Marketing RD Station, o Lead Scoring é um sistema de pontuação que permite identificar quais leads estão mais próximos de fazer uma compra e quais ainda não. Com efeito, tendo essa pontuação como base, pode-se criar estratégias para levar os leads mais preparados à finalização da compra e para educar os menos preparados para que estes um dia possam comprar. É um recurso fundamental em Inbound Marketing.

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Em outras palavras, o Lead Scoring atribui um valor numérico para cada lead dentro do seu Funil de Vendas. Quanto menor esse valor, mais frio o lead e, portanto, menos pronto para tomar uma decisão de compra. Em contrapartida, quanto maior esse valor, mais aquecido e pronto para as compras está o lead. Sabendo disso fica mais fácil abordar do jeito certo cada um deles.

Enfim, com o recurso de Lead Scoring da RD Station você pode automatizar a qualificação da sua base de leads. Isso sem dúvida lhe proporcionará muito mais agilidade para lidar com cada tipo de consumidor que visita sobretudo a sua loja virtual. Assim você poderá gerar muito mais vendas com menos custos e em menos tempo.

Funil de Vendas
Funil de Vendas

COMO FUNCIONA O LEAD SCORING DA RD STATION

O sistema de Lead Scoring da RD Station atribui duas notas para cada lead, confira:

Nota de perfil:

Trata-se de uma nota alfabética que pode ser A, B, C ou D. Ela se refere ao perfil do lead, isto é, a características como cargo, setor, idade, localização, etc. Estes dados podem ser obtidos por meio de formulários de captação inseridos nos seus sites e blogs. Ela determina se o lead conta o perfil adequado para comprar o produto que você vende. Aqui, a nota A é a ideal.

Nota de interesse:

Essa nota indica o quão próximo o lead está de fazer uma compra. Cada interação que ele faz com o seu negócio como o acesso a uma página de vendas, o download de um e-book, o preenchimento de formulário, por exemplo, gera uma pontuação. O sistema soma tudo e confere uma nota geral. Quanto mais pontos, maior o interesse do lead em comprar.

Uma vez logado no sistema, você pode atribuir notas para cada ação feita dentro do seu Funil de Vendas. Por exemplo, estipule que o lead ganha 10 pontos para cada ação de Topo de Funil e 20 pontos para cada ação de Meio de Funil.

Ademais, configure o sistema com base nas características do seu cliente ideal. Assim, os leads que mais se aproximarem desse cliente ideal serão os que estarão mais prontos para comprar no momento.

VANTAGENS DE USAR O LEAD SCORING NO E-COMMERCE

Aproveito a chance para informar que nós da agência e-Plus usamos a plataforma RD Station e o Lead Scoring para acompanhar e otimizar a performance de vendas dos nossos clientes. Trata-se de algo que realmente faz a diferença para melhor.

Vídeo: conheça a RD Station, plataforma usada por nós da agência e-Plus para otimizar o desempenho de vendas dos nossos clientes de e-commerce

Entre as vantagens do Lead Scoring está o fato de que ele permite saber quais leads estão mais próximos de tomar uma decisão de compra. Assim, você pode dar um empurrãozinho final ao lhes enviar propostas por e-mail ou anúncios de Remarketing, por exemplo.

Além disso, com esse sistema de pontuação é possível identificar os leads frios, que ainda não estão prontos para comprar. Dessa maneira, você poderá nutri-los com conteúdo educativo, preparando-os para fazerem a primeira compra no futuro breve.

Enfim, ao usar o Lead Scoring da RD Station você obtém mais agilidade para classificar os leads. Isso, por sua vez, acelera as suas vendas. Sendo assim, vale a pena experimentar esse recurso no seu e-commerce.

Assim que puder clique em “O que é Lead Tracking” e leia um post complementar.