Em Inbound Marketing, um lead é um consumidor que lhe forneceu dados como o nome e sobretudo o e-mail após se cadastrar na sua loja virtual ou assinar a sua newsletter, por exemplo. Trata-se, desse modo, de um tipo de consumidor especial, isto é, de alguém que deu um voto de confiança à sua marca e que demonstrou um interesse inicial em comprar os seus produtos.
Peça fundamental no Funil de Vendas, o lead representa o início de um relacionamento de longo prazo entre o consumidor e o seu negócio. Todavia, apesar de ser um lead, este ainda não está preparado para tomar uma decisão de compra. Desse modo, você precisa nutri-lo e educa-lo ao logo do tempo com informações sob medida para que assim ele possa se tornar um cliente em breve.
O LEAD E O FUNIL DE VENDAS
Funil de Vendas é um modelo que expõe os estágios pelos quais um consumidor passa desde o primeiro contato com a sua marca até a compra de um produto. Esse modelo conta com três etapas, sendo a central fundamental para preparar os leads para que eles se tornem compradores. Confira:
Topo de Funil:
A meta aqui é atrair consumidores para o seu negócio e, além disso, conscientizá-los de que eles têm problemas que precisam de soluções.
Para atrair o público, você deve investir em mídias pagas e mídias orgânicas. De fato, quanto mais pessoas entram pelo Topo, mais vendas você poderá concretizar no Fundo de Funil.
Meio de Funil:
Fase em que os consumidores atraídos pelo Topo de Funil devem ser transformados em leads. Essa etapa também visa gerar consideração e intenção de compra.
Para transformar os visitantes do seu e-commerce em leads, invista sobretudo em formulários de captura de e-mail. Depois, forneça conteúdo via e-mail para prepara-los para as compras.
Fundo de Funil:
Tem como objetivo fazer com que o lead finalize uma compra. Em outras palavras, esta é a fase em que o lead deve ser convertido em cliente.
Após passar pelo meio Meio de Funil, o lead chega nesta etapa já aquecido e pronto para comprar. Conte, então, com uma loja virtual com boa usabilidade para facilitar as compras.
O CAMINHO DO LEAD
Para ir de mero visitante a promotor da sua marca, um consumidor passa por um longo caminho através do Funil de Vendas, no meio do qual ele se transforma em lead, tal como nos revela a Régua de Relacionamento. Confira:
- Visitantes: os consumidores que entram pelo Topo de Funil. Eles visitam seu e-commerce, mas sem compromisso;
- Leads: no Meio de Funil, os leads são os consumidores que assinam a sua newsletter ou se cadastram de alguma forma e lhe fornecem dados como o nome e o e-mail, por exemplo;
- Suspects: os leads que recebem as suas mensagens de e-mail, mas passivamente;
- Prospects: os leads que recebem as suas mensagens de e-mail e interagem com elas, ou seja, que buscam mais conteúdo;
- Clientes: agora no Fundo de Funil, os clientes são os prospects que acessam sua loja virtual após clicarem em um link de um de seus e-mails e que logo depois fazem uma compra;
- Fregueses: os clientes que compram muitas vezes ao longo do mês ou do ano;
- Promotores: os fregueses que compram muito e, além disso, ainda falam bem do seu e-commerce.
Como se pode observar nesse processo, o lead é a figura principal do Meio de Funil. Nessa etapa, é seu trabalho fornecer conteúdo educativo de modo a preparar os leads para as compras.
POR QUE GERAR LEADS
No e-commerce ou em qualquer outro tipo de negócio é importante gerar leads porque estes representam uma parcela dos consumidores que estão interessados no que você vende.
Não preciso dizer, mas quanto mais gente interessada nos seus produtos, maiores as chances de você concretizar vendas, não é mesmo?
Portanto, invista pesado na criação de leads para o seu negócio. E, além disso, aprenda a preparar os leads até que eles se tornem aptos para as compras e assim se transformem em seus clientes.
Assim que puder clique em “Como obter leads para o seu e-commerce”.