No universo do Inbound Marketing, landing page é um termo usado para nomear qualquer página que seja o destino de tráfego qualificado na web, isto é, de tráfego feito por consumidores que estão muito próximos de fazer uma compra.
É possível criar páginas dedicadas só para isso. Contudo, as páginas de vendas da sua loja virtual, do seu marketplace e os posts do seu blog de e-commerce, por exemplo, também podem ser consideradas páginas de destino.
Assim, esse tipo de página serve para gerar engajamento, interações e consciência de marca, mas sobretudo para vender um produto. Logo, se uma squeeze page possibilita converter visitantes em leads, uma landing page de vendas permite transformar os leads em clientes e fregueses.
Uma landing page é, desse modo, um recurso de Fundo de Funil de Vendas. E para vender ela deve contar com um desing apropriado, um discurso persuasivo, botão “comprar” e acesso à tecnologia de pagamento, entre outros recursos. Saiba mais em seguida!
COMO CRIAR UMA LANDING PAGE
O primeiro passo para criar uma landing page dedicada às vendas é investir em um software de automação de Marketing. Esse tipo de sistema lhe ajuda a encaminhar os leads capturados nas squeeze pages para as páginas de destino, ou seja, para as landing pages onde eles se tornarão seus clientes.
Para que a conversão ocorra com sucesso, as suas páginas de destino devem conter os seguintes elementos:
Título:
O título da sua página deve ser o nome do seu produto da forma como as pessoas buscam ele na web. Para descobrir qual termo é mais pesquisado, use ferramentas de palavras-chave como a Keyword Planner.
Imagem:
Incluir uma imagem do produto é importante. Pode ser em foto ou vídeo. Se for um infoproduto como um e-book, por exemplo, crie uma imagem de livro com o título do e-book. Assim você dá tangibilidade ao item.
Discurso:
O discurso deve conter gatilhos de vendas, isto é, argumentos baseados em Neuromarketing e nas técnicas de persuasão de Cialdini. O objetivo é dar o bote final no lead fazendo-o clicar no botão “Comprar”.
Botão:
Deve-se inserir um botão com uma chamada para ação, uma Call to Action (CTA). Em geral, em uma landing page dedicada às vendas use-se o botão com a CTA “Comprar” ou equivalente.
Pagamento:
Ao clicar no botão comprar, a landing page deve abrir uma página integrada na qual o consumidor irá pagar o produto. Neste ponto é necessário contar com um gateway de pagamento.
Design:
Sua landing page deve ser desenvolvida de acordo com os conceitos da Teoria do Design. Ademais, ela deve ter uma ótima usabilidade para facilitar o acesso e as vendas.
Com a landing page pronta, você precisará enviar tráfego qualificado para ela. Esse, por sinal, é o assunto do próximo tópico. Pois então continue lendo e confira!
COMO ENVIAR TRÁFEGO QUALIFICADO PARA A LANDING PAGE
Tráfego qualificado é aquele formado por consumidores que já passaram pelo processo de nutrição de leads e, portanto, estão preparados para comprar.
A qualificação pode ser feita por meio da sua plataforma de automação de Marketing. A RD Station, por exemplo, com a qual nós da Agência e-Plus gerenciamos as campanhas dos nossos clientes conta com duas ferramentas para isso.
A primeira delas é a Lead Scoring, que pontua e qualifica os leads de forma automática. A segunda é a Lead Tracking, que permite monitorar as ações dos leads dentro do seu e-commerce.
Com efeito, ao classificar os leads, a RD Station possibilita enviar apenas os mais qualificados para as suas páginas de destino. O envio, por sua vez, pode ser feito via mensagens automatizadas de E-mail Marketing e por meio de anúncios patrocinados, por exemplo.
Enfim, ao receberem os leads qualificados, as landing pages repletas de gatilhos de vendas geralmente proporcionam uma alta taxa de conversão. Assim, boa parte dos leads se tornam clientes, como deve ser.
Assim que puder clique em “Como criar uma página de destino” e leia um post complementar!