Do idioma Inglês, Keyword Planner significa “Planejador de Palavras-Chave”. Trata-se de uma ferramenta gratuita que indica o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada no motor de buscas do Google. Ela é fundamental para a criação de campanhas de links patrocinados. Além disso, também auxilia na produção de conteúdo SEO orgânico.
No e-commerce, essa ferramenta serve para que um(a) dono(a) de loja virtual como você possa saber quais termos os internautas mais usam para procurar os seus produtos no Google. Sabendo disso é possível inserir tais termos nos títulos, subtítulos, descrições, legendas e outras tags das suas campanhas de divulgação pagas e também nas orgânicas.
Desse modo, ao preparar os seus anúncios, conteúdo e páginas de vendas com as palavras-chave mais buscadas, os internautas poderão encontrar seu e-commerce de um jeito mais fácil e com mais frequência. Assim, você poderá obter mais visitas e vender mais que os concorrentes.
Lembre-se, porém, que os seus concorrentes também podem trabalhar com a Keyword Planner. Neste caso, quem tiver a técnica mais apurada para encontrar as melhores palavras-chave e usá-las do jeito mais adequado fará mais sucesso.
COMO USAR A KEYWORD PLANNER
Para usar a Keyword Planner é necessário, antes de mais nada, criar uma conta na plataforma de anúncios do Google, a Google Ads. Uma vez aí logado(a), basta clicar em sequência no menu superior em “Ferramentas”, “Planejamento” e “Planejador de palavras-chave”.
Pronto! Logo depois clique em “Descobrir novas palavras-chave”. Em seguida, insira o nome de algum produto ou serviço que faça parte da área de atuação do seu e-commerce. Pressione, enfim, o botão “Ver resultados”.
A título de exemplo, digamos que você possua uma loja virtual de brindes e queira saber mais sobre como as pessoas buscam esses itens no Google. Insira, então, a palavra-chave “brinde” no campo apropriado como lhe indiquei no parágrafo anterior.
Entre os resultados você encontrará “canetas personalizadas”, “brindes personalizados” e “chaveiro personalizado” no topo da lista com 10 mil a 100 mil buscas mensais cada. Se descer a lista verá que há muitos outros termos-chave, alguns mais e outros menos pesquisados. Escolha os mais promissores e inclua-os nos seus anúncios e também no conteúdo SEO.
Observe, enfim, que a Keyword Planner possui muitos recursos. É possível obter, por exemplo, ideias de palavras-chave agrupadas. Você também pode refinar as palavras-chave por meio de filtros de marca, produto, acontecimento, local, idioma, período, etc. Explore esses recursos e obtenha o máximo dessa ferramenta.
VANTAGENS
Ao usar a Keyword Planner você poderá, por exemplo:
- Conhecer o número de vezes que as palavras-chave são buscadas no Google;
- Ficar por dentro de ideias de palavras-chaves ainda não exploradas pelo seu e-commerce;
- Saber sobre termos-chave que poderá usar nos posts do seu blog e-commerce;
- Conhecer uma estimativa de quanto pagará para anunciar com cada palavra-chave;
- Descobrir se uma palavra-chave tem concorrência baixa, média ou alta;
- Analisar as palavras-chave dos seus concorrentes.
Use, portanto, a Keyword Planner para estudar as palavras-chave mais promissoras para o seu negócio. Inclua tais termos chave nas páginas de vendas da sua loja virtual e nos posts do seu blog e-commerce. Insira-as também nos anúncios pagos do Google e, dessa forma, atraia cada vez mais visitantes e venda cada vez mais!
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