O que é Hotjar?

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Conheça a empresa e suas ferramentas que ajudam a melhorar a usabilidade de lojas virtuais

Hotjar conta com ferramenta de mapa de calor com a qual é possível saber quais os pontos de interesse dos internautas em um site e-commerce
Hotjar conta com ferramenta de mapa de calor com a qual é possível saber quais os pontos de interesse dos internautas em um site e-commerce

Hotjar é uma startup europeia que fornece um mix de serviços de análises de comportamentos de usuários em sites da web. Tais ferramentas podem ser implementadas em sites de comércio eletrônico como marketplaces e multi lojas, e também em lojas virtuais como a sua.

Fundada em 2014 na Ilha de Malta por uma equipe multidisciplinar liderada pelo Dr. David Darmanin, a Hotjar cresceu rapidamente ao modo do “empreendedorismo bootstrap” (sem a ajuda de investidores). Hoje, a companhia atua em vários países da Europa, África e Américas, incluindo o Brasil.

Ao todo, a Hotjar fornece sete tipos de serviços de análise de usabilidade de sites e de comportamentos de usuários. Além disso, ela pode ser usada lado a lado com o Google Analytics, pois ambos se complementam. E neste artigo você ficará por dentro de todas essas possibilidades e também de suas vantagens. Continue lendo e confira!

Assim que puder clique também em “Feedback do cliente” e conheça 7 recursos para conseguir mais avaliações via site e-commerce.


FERRAMENTAS HOTJAR

Como dito, a Hotjar conta atualmente com sete recursos que possibilitam analisar o comportamento dos internautas, consumidores, clientes e fregueses que visitam sua loja online, são eles:

01 – Mapas de Calor:

Os heatmaps (mapas de calor) são representações visuais do comportamento dos usuários em uma determinada página online. Essa ferramenta contabiliza cliques, toques, rolagens de páginas e outras ações e as transforma em um mapa colorido. As áreas vermelhas de cada heatmap são as que receberam mais interações e, portanto, refletem os desejos dos usuários.

02 – Gravações de sessões:

Essa ferramenta grava sessões de visitas de usuários dentro das páginas da sua loja virtual em tempo real. Desse modo, você pode visualizar o movimento do mouse, os cliques, toques, movimentos de rolagem e outras interações. Daí, então, fica mais fácil para identificar e corrigir possíveis problemas de usabilidade que interferem nas suas vendas.

03 – Pesquisas:

Com este recurso você poderá criar pesquisas personalizadas por meio de um editor intuitivamente fácil de usar. Essas pesquisas podem ser exibidas em caixas responsivas em e-mails e nas páginas da web que desejar. É possível incluir vários tipos e formatos de perguntas. Os resultados das suas pesquisas são apresentados em gráficos de fácil compreensão.

04 – Pesquisas de feedback:

Pesquisa de feedback é um formulário que se abre em aba segundos após a visualização de uma página da sua loja online. Ele vem com a pergunta “Já vai? Nos ajude a saber o motivo”. Logo depois, uma lista com alternativas como “Valor do frete”, “Prazo de entrega”, “Produtos caros”, etc., é exibida ao usuário. É um jeito fácil de descobrir as motivações dos visitantes.

Exemplo de pesquisa de feedback implantada pela agência e-Plus na loja virtual Cavenaghi
Exemplo de pesquisa de feedback implantada pela agência e-Plus na loja virtual Cavenaghi

05 – Feedback visual:

Feedback visual é uma caixa com a pergunta “Como você avaliaria esse site?”. Logo abaixo dela são exibidos emoticons com emoções que variam desde raiva a até alegria, passando por tristeza e neutralidade. O usuário escolhe um emoticon e insere uma resposta breve. Assim é possível saber rapidamente o que os visitante amam ou odeiam na sua loja virtual.

06 – Formulários:

O e-commerce requer formulários para captura de leads, personalização de produtos, escolha de sistemas de pagamento e de frete, entre outras ações, mas eles nem sempre funcionam direito. Felizmente, com a ferramenta de “Análise de Formulários” da Hotjar você poderá descobrir onde estão os gargalos de preenchimento e fazer as otimizações necessárias.

07 – Funis:

Com este recurso é possível identificar em quais páginas e etapas os internautas estão abandonando o seu site de comércio eletrônico. Dessa maneira, descubra e otimize problemas de layout, Design, conteúdo, frete, pagamento, entre outros, que possam estar provocando o abandono.

Vídeo: conhecendo ferramentas Hotjar em 60 segundos (use os controles do player para ativar a tradução da legenda para a Língua Portuguesa)

Hotjar e Google Analytics

Importante mencionar, Hotjar não é equivalente e nem similar ao Google Analytics. Na verdade, essas duas plataformas se complementam.

Por exemplo, para melhorar a conversão da sua loja virtual é possível usar o Analytics para descobrir as origens do seu tráfego, identificar quais páginas convertem mais e saber sobre os usuários novos e recorrentes.

Ao mesmo tempo é possível empregar os recursos Hotjar para verificar como cada usuário se comporta em tempo real em uma página de vendas específica por meio dos mapas de calor e gravações de sessões. A Hotjar também possibilita pesquisar e saber as motivações desses usuários.


VANTAGENS DE USAR HOTJAR NO E-COMMERCE

Use os recursos Hotjar para tomar decisões baseadas em dados concretos
Use os recursos Hotjar para tomar decisões baseadas em dados concretos

Ao usar Hotjar no e-commerce você obtém vantagens como:

  • Mais facilidade para obter feedbacks de muitos usuários, clientes e fregueses;
  • Mais poder para entender como usuários pensam e se comportam na sua loja online;
  • Mais informações para moldar estratégias para seus produtos;
  • Mais dados concretos para otimizar o layout e o Design do seu site de comércio eletrônico;
  • Mais capacidade para acertar a mão nas campanhas de anúncios e atrair públicos qualificados;
  • Mais decisões baseadas em dados e menos em suposições.

Enfim, no site da startup o que não faltam são depoimentos positivos de empresas que usam os recursos Hotjar. Em geral, elas relatam grandes aumentos nas taxas de inscrições, conversões e retorno do investimento, entre outras coisas.

Por esses e outros motivos, sempre recomendo aos clientes da agência e-commerce e-Plus o uso das ferramentas Hotjar em suas lojas virtuais. Hoje, essas ferramentas são indispensáveis sobretudo para o Marketing de Performance.

Assim que puder clique também em “Agência de Performance”. Saiba o que é e como contratar!