Home shopping é o nome dado à modalidade de vendas na qual o consumidor não precisa sair de casa para comprar produtos. Mas mais do que isso, essa modalidade geralmente baseia-se em anúncios veiculados em um canal de TV dedicado; e também pode funcionar a partir de anúncios de catálogos impressos e outros recursos.
Com efeito, após ver a publicidade de um produto via TV ou catálogo, o consumidor pode ligar para a loja e comprar por telefone, por exemplo. Além disso, ele também pode acessar a loja virtual da empresa e finalizar a compra diretamente por lá. Seja como for, ele receberá o produto no conforto de sua casa via Correios ou transportadora.
COMO MONTAR UM HOME SHOPPING?
O primeiro passo para montar o seu home shopping é criar um canal de TV dedicado para anúncios. Este canal deve conter programas com dicas de produtos e serviços. Os programas, por suas vezes, devem ser apresentados por vendedores cativantes, com alta capacidade de comunicação.
A saber, um dos vendedores de Home Shopping mais conhecidos no Brasil é o Ciro Bottini. Ele começou a carreira como locutor de rádio, tendo atuado na Rádio Transamérica e 97 FM. No início dos anos 1990, contudo, passou a vender carros via TV por meio do programa Auto Shop, na Gazeta.
Já em 1995, Bottini se tornou apresentador do primeiro canal de TV por assinatura totalmente dedicado às vendas, o Shoptime. Ele atuou na Shoptime TV até o ano de 2020. A partir de então lançou uma produtora de comerciais de TV.
Além do canal de TV e de apresentadores como o Bottini, um home shopping pode contar com catálogos impressos. O Shoptime, por exemplo, distribuía um catálogo com uma tiragem de 400 mil exemplares sete vezes por ano em todo o Brasil.
Para finalizar as compras, enfim, tanto o home shopping quanto os seus anunciantes devem contar com um time de vendas por telefone e, sobretudo, com uma loja virtual robusta capaz de suportar picos de acessos sem travar.
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