CMS é a sigla para Content Management System, que em Português significa Sistema de Gestão de Conteúdo. Trata-se de um software que permite criar e editar o layout, o template e o conteúdo em geral de um site como uma loja virtual, por exemplo. Já um headless CMS, por sua vez, é um termo em Inglês para CMS sem cabeça.
Um CMS é “sem cabeça” quando nele o front-end, template ou head, isto é, a cabeça do negócio digital, é separado do back-end da plataforma de gestão. O conteúdo, dessa forma, não está amarrado à uma plataforma. Isto é, o conteúdo é livre.
O CMS sem cabeça é, então, diferente do CMS monolítico. Enquanto este último entrega conteúdo para apenas um canal ao qual está intrinsecamente interligado, o primeiro libera o conteúdo para que ele possa ser distribuído para outros canais digitais.
Logo, com o headless CMS é muito mais fácil e flexível distribuir o seu conteúdo para os seus múltiplos canais de vendas que funcionam em dispositivos móveis, desktops, smartwatches, smartvs, totens, etc.
COMO UM HEADLESS CMS FUNCIONA?
Existem basicamente dois tipos de headless CMS, o baseado em nuvem e o local. O CMS sem cabeça local deve ser instalado na máquina da empresa onde ele irá funcionar. Por isso, a empresa precisa contar com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) para fazer a manutenção e atualizações do sistema.
Na outra ponta estão os CMS headless baseados em nuvem, que são desenvolvidos e administrados por uma empresa de sofwares. A VTEX, por exemplo, é a dona do app VTEX Headless CMS contíguo à plataforma VTEX. Assim, empresas como a sua podem pagar um aluguel mensal ou anual para ter o direito de usá-lo via nuvem.
A plataforma VTEX, vale lembrar, é uma plataforma headless commerce. E nesta condição, ela mantém o front-end separado do back-end. Isso significa que além de integrar um CMS sem cabeça, essa plataforma também pode integrar outras aplicações próprias ou de terceiros como apps de atendimento, pagamento, transporte, gestão de logística, etc., via API, com muita praticidade.
Voltando ao tema do CMS sem cabeça, uma das vantagens de usar um headless CMS em nuvem é que a empresa que o desenvolveu fica responsável por atualizar o sistema. Desse modo, você não precisará manter uma equipe de TI. Além disso, a desenvolvedora geralmente possui uma rede robusta e mais segura, capaz de reduzir ou eliminar as chances de ataques cibernéticos.
Sendo assim, um headless CMS em nuvem acaba saindo muito mais barato e mais prático de usar do que um CMS headless local. Por isso, o CMS sem cabeça em nuvem é o mais popular entre os tipos de sistema desta categoria.
Como é a integração com outros sistemas?
A forma mais comum de integração do headless CMS com outros sistemas é via Application Programing Interface (API). Neste formato, O CMS dispõe uma API para consumo de dados. Desse modo, ele fornece dados do back-end para API.
Assim, a partir de vários terminais de API, o conteúdo pode ser distribuído. Isto é, o CMS pode se conectar com qualquer front-end e expor o conteúdo lá. Em outras palavras, o conteúdo pode ficar disponível para vários ambientes front-end.
HEADLESS CMS EM NÚMEROS
Em 2019, o mercado de CMS headless foi avaliado em US $328,5 milhões, de acordo com relatório publicado pela Globe Newswire. Ainda conforme a mesma fonte, esse mercado poderá atingir o patamar de US $1.628,6 milhões até 2027. De 2020 a 2027, a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR, na sigla inglesa) será de 22,6%, ou seja, haverá um grande crescimento no setor nos próximo anos.
Igualmente com base na CAGR, o blog Future Market Insights aponta as regiões que que liderarão o mercado de software CMS sem cabeça no período de 2022 a 2032, confira em seguida:
- EUA: CAGR de 19,8% entre 2022 e 2032
- China: 19,3%
- Reino Unido: 18,9%
- Japão: 18,8%
- Coreia do Sul: 18,1%
Como se pode observar, a América do Norte, a Ásia e a Europa estarão na dianteira do mercado de CMS sem cabeça na próxima década. Mas apesar disso, a América do Sul já conta com um grande player no setor, a VTEX, dona do já mencionado app VTEX Headless CMS, uma solução que tem se desmonstrado muito eficiente na produção e gestão de conteúdo de vitrines em lojas virtuais.
VANTAGENS DO CMS SEM CABEÇA
O CMS sem cabeça oferece várias vantagens para negócios online. Por exemplo:
- Maior eficiência: os gestores de conteúdo podem fazer o upload de conteúdo em uma única plataforma e logo depois distribuí-lo para diversas frentes digitais;
- Menor custo: como não é necessário subir conteúdo em várias plataformas, mas apenas em uma que distribui tudo, os custos operacionais diminuem;
- Mais agilidade: a facilidade de entregar conteúdo para diferentes canais reduz o tempo de implantação de projetos de e-commerce.
Além disso, o headless CMS possibilita criar uma experiência contínua de conteúdo em múltiplos canais de vendas, o que melhora a experiência omnichannel dos consumidores. Ele também permite captar dados de interações do seu público, processá-los e reutilizá-los, entre outras vantagens. Resumindo, pode valer muito a pena investir nisso.
COMO IMPLANTAR UM CMS SEM CABEÇA NO SEU E-COMMERCE?
Para implantar um sistema de gestão de conteúdo sem cabeça no seu e-commerce é muito simples. Basta integrá-lo via API à sua plataforma de e-commerce e a outros canais de distribuição de conteúdo de sua preferência.
Caso, contudo, você não queira lidar com as complicações de uma integração, então poderá contratar uma agência de e-commerce como a Agência e-Plus para fazer o serviço. A Agência e-Plus, vale dizer, é especialista nas tecnologias VTEX, para as quais possui certificação desde 2015.
Para contratar a equipe da Agência e-Plus para implantar um headless CMS no seu e-commerce é só clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: