O que é gateway de pagamento

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Tecnologia viabiliza transações comerciais no comércio eletrônico

Gateway de pagamento possibilita ao lojista virtual oferecer ampla variedade de formas de pagamento aos consumidores. Imagem: @studiogstock
Gateway de pagamento possibilita ao lojista virtual oferecer ampla variedade de formas de pagamento aos consumidores. Imagem: @studiogstock

Gateway de pagamento é um tipo de sistema que pode conectar sites de e-commerce como sua loja virtual, por exemplo, aos diferentes meios de pagamento como boleto, débito e crédito, e assim permitir que seus clientes concluam compras online com praticidade.

Em outras palavras, essa tecnologia conecta sua loja online diretamente com múltiplas instituições financeiras. Desse modo, os consumidores só precisam escolher a forma de pagamento que lhes for mais conveniente para finalizar uma compra com agilidade.

Confira, em seguida, mais detalhes sobre o funcionamento desse sistema e suas vantagens. Acesse alguns exemplos de tecnologias do tipo. Descubra qual a principal diferença em relação aos sistemas intermediários de pagamento. Saiba integrar este recurso à sua loja virtual!

Assim que puder clique também em “Meios de pagamento e-commerce”. Dessa maneira, fique por dentro de 9 soluções da plataforma e-commerce VTEX.


COMO FUNCIONA UM GATEWAY DE PAGAMENTO

Antes de explicar o funcionamento de um gateway de pagamento é importante mencionar quem são os envolvidos em um processo de pagamento feito a partir desta tecnologia. Confira:

  • Operadora: é a empresa que desenvolveu e que administra o gateway;
  • Adquirente: são as instituições financeiras como os bancos e operadoras de cartões;
  • Cliente: é o consumidor que entra no seu site e-commerce e realiza uma compra;
  • Site e-commerce: loja virtual, marketplace, multi loja ou outro formato de comércio eletrônico.
Com mais opções de pagamento, seus clientes poderão fazer muito mais compras no seu comércio eletrônico. Imagem: @freepik
Com mais opções de pagamento, seus clientes poderão fazer muito mais compras no seu comércio eletrônico. Imagem: @freepik

Enfim, dadas as principais personagens, a história funciona desse modo:

  • Primeiramente, o consumidor acessa sua loja virtual após ter sido atraído por anúncio online;
  • Logo depois, ele seleciona no carrinho de compras o produto desejado e clica em “comprar”;
  • Adiante, ele é encaminhado à página de checkout onde insere dados de entrega e pagamento;
  • Ele pode escolher, por exemplo, pagar com débito, crédito, boleto, depósito, etc.;
  • Além disso, ele deve selecionar a adquirente (banco, operadora de cartão, etc.);
  • Uma vez feitas as escolhas, o gateway processa o pagamento junto à adquirente;
  • Daí, então, o gateway reporta o resultado da operação à sua loja virtual.

Vale lembrar, o resultado da operação poderá ser “compra finalizada com sucesso”, “compra não concluída”, “saldo insuficiente” ou outro recado. Todo esse processo ocorre em poucos segundos.

O que você achou? Quer conhecer algumas tecnologias assim? Pois, confira logo a seguir!


10 EXEMPLOS DE GATEWAY DE PAGAMENTO

PagBrasil é uma das opções de gateway de pagamento
PagBrasil é uma das opções de gateway de pagamento

São gateways de pagamento:

01 – PagBrasil

02 – Vindi

03 – PagHiper

04 – Mercado Pago

05 – Mundipagg

06 – Braspag

07 – Superpay

08 – CobreBem

09 – PagSeguro

10 – CobreDireto

Agora que você já conhece alguns exemplos, fique sabendo também das diferenças em relação aos intermediadores, assunto do próximo tópico!


DIFERENÇA ENTRE GATEWAY E INTERMEDIADOR

Ambos os sistemas servem ao mesmo propósito e têm basicamente as mesmas funções. Todavia, o intermediador (como o próprio nome revela) atua como um mediador da transação. Já o gateway conecta-se diretamente aos adquirentes.

Ao atuar como mediador, um sistema intermediário assume a responsabilidade pela cobrança dos pagamentos. Ademais, no fechamento das compras ele encaminha o consumidor a uma página que não faz parte da loja virtual. Isso pode gerar desconfiança e abandono de carrinho.

Outra diferença fundamental é que os intermediários geralmente contam com menos soluções de pagamento que os gateways. Entretanto, no e-commerce, é mais conveniente ampliar as formas de pagamento para assim gerar mais vendas.

Seja como for, confira mais vantagens dos gateways agora mesmo!


VANTAGENS DOS GATEWAYS DE PAGAMENTO

São vantagens dos gateways de pagamento:

  • Proteção de dados dos clientes via comunicação criptografada SSL/TLS e protocolo HTTPS;
  • Integração com plataforma e-commerce, o que permite checkout e pagamento sem sair da loja virtual;
  • Mais opções de pagamento, o que possibilita a conclusão de mais vendas na sua loja online;
  • Integração com sistemas que impedem fraudes;
  • Integração com sistemas de gestão financeira.

Como se pode observar, ao usar um gateway de pagamento você contará com uma operação mais automatizada, segura e ágil.

Sistema protege dados do cliente com criptografia. Imagem: @pch-vector
Sistema protege dados do cliente com criptografia. Imagem: @pch-vector

COMO INTEGRAR O RECURSO NA SUA LOJA VIRTUAL

Algumas plataformas e-commerce já vêm com gateway de pagamento nativo. As demais, porém, requerem uma integração. Nesse caso, você precisará acessar a documentação dos sistemas e das plataformas para entender melhor como a implantação deverá ser conduzida.

Em geral, para ativar os métodos de pagamento de um gateway em uma loja virtual é necessário abrir uma conta de comerciante em uma plataforma e-commerce e assinar um contrato com o gateway de preferência.

Logo em seguida, você escolhe o gateway com quem fechou contrato em uma lista dentro da sua plataforma de comércio eletrônico. Daí, então, a ativação poderá ser feita intuitivamente, automaticamente e instantaneamente. Entendido?

Acesse e leia também o post “VTEX e Lojas Americanas fecham parceria para pagamentos”. Descubra, dessa forma, mais uma oportunidade para aumentar o poder da sua loja virtual!