Gamificação é o nome dado ao conjunto de técnicas que visam facilitar a interação entre uma empresa (que poderá ser a sua loja virtual) e o seu público-alvo por meio de estímulos lúdicos.
As técnicas de gamificação foram originalmente utilizadas em videogames e recentemente emprestadas pelos profissionais de Marketing, que as têm utilizado em suas campanhas de Marketing de Conteúdo internet adentro.
O essencial dessas técnicas é a proposição de desafios que estimulam a curiosidade, a cooperação e/ou a competitividade e que, se completados, conferem premiações físicas e/ou virtuais aos participantes.
Uma das empresas que usam a gamificação é a Kobo. Ela comercializa livros digitais em uma plataforma que contabiliza estatísticas e automaticamente confere selos (prêmios virtuais) para quem bate determinadas metas de leitura, o que aumenta o engajamento. Os selos também podem ser compartilhados nas redes sociais e, por isso, geram divulgação e captação de novos clientes.
Há várias formas de se trabalhar com gamificação de conteúdo no e-commerce. Você pode, por exemplo, desenvolver um aplicativo de notícias sobre a sua loja virtual e sobre o seu negócio como um todo e oferecer prêmios como entradas para cinema e/ou teatro para os leitores mais assíduos ou para aqueles usuários que mais compartilharem o seu conteúdo nas redes sociais.
Literalmente, você pode usar toda a estratégia de um jogo de vídeo game no seu comércio eletrônico, ou seja, é possível criar um ranking de usuários que mais leem, curtem, recomendam ou compartilham conteúdo e também para os consumidores que compram mais, que têm o maior Ticket Médio, etc., com premiações para os primeiros lugares ou para quem sobe um nível ou passa de uma fase para outra.
Resumindo, para trabalhar com gamificação de conteúdo no e-commerce você precisa criar tarefas divertidas para os seus espectadores e oferecer premiações físicas e/ou virtuais para quem as cumpre. Enfim, crie conteúdo com estímulos lúdicos e aumente o engajamento e a fidelização na sua loja virtua!