Formulário de captura de leads é um formulário simples que serve para capturar o e-mail dos visitantes do seu e-commerce e assim convertê-los em leads. Desse modo, esse recurso permite criar uma lista de leads, aos quais você pode enviar mensagens automáticas de E-mail Marketing. O objetivo das mensagens, enfim, é convencer os leads da lista a comprarem no seu e-commerce, ou seja, a se tornarem seus clientes.
Basicamente, um formulário desse tipo conta com um ou mais campos para o visitante inserir dados como o e-mail e o nome, por exemplo. Ele também possui um texto persuasivo que oferece um benefício grátis. E deve conter, ainda, um botão com uma chamada para ação, isto é, com uma CTA (sigla inglesa para Call to Action).
Seja como for, esse recurso proporciona duas vantagens importantes para e-commerces como o seu. Primeiramente, permite que você crie uma base de leads, essencial para a sua estratégia de Inbound Marketing. Em segundo lugar, ele lhe ajuda a coletar informações e assim conhecer melhor o seu público. Pois aprenda mais sobre isso adiante!
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COMO FAZER UM FORMULÁRIO DE CAPTURA DE LEADS?
Antes de começar a criar seus formulários de captura de leads você deve investir em um software de automação de Marketing. Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a plataforma RD Station para cuidar das campanhas dos nossos clientes. Essa plataforma possibilita criar e divulgar seus formulários de um jeito bem fácil.
Para criar seus formulários, siga o passo a passo em seguida:
1 – Crie um título
Escreva um título conforme a sua demanda. Por exemplo, “acompanhe o nosso blog”, “baixe o nosso e-book”, “inscreva-se no nosso e-commerce”, etc. O título deve ser curto e especificar ao que se presta o formulário.
2 – Escreva um texto persuasivo
Informe em uma frase o que o visitante irá ganhar se ele cadastrar um e-mail no formulário. Diga se ele irá ganhar uma isca digital como um e-book, se receberá conteúdo exclusivo por e-mail, ambas as coisas ou outra vantagem.
3 – Insira os campos de solicitação de dados
Inclua campos nos quais os visitantes poderão inserir dados como o e-mail, o nome, a idade, a profissão, a cidade, etc. Lembre-se, quanto mais campos você inserir, menor será a conversão de visitantes em leads. Então, o ideal nessa etapa é pedir apenas o e-mail e talvez o nome.
4 – Inclua uma imagem
Se quiser, inclua uma imagem que dê tangibilidade à vantagem que o visitante irá receber. Por exemplo, se o benefício for um e-book, então crie uma imagem de um livro com o título do e-book. A imagem, contudo, não é um item obrigatório.
5 – Insira um botão com CTA
Logo depois dos campos de dados, inclua um botão. Esse botão deve conter uma CTA como “Cadastrar”, “Baixar o e-book”, “Enviar”, “Acessar conteúdo” ou outra mais apropriada para o caso.
6 – Implemente o CAPTCHA
O Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart (CAPTCHA) é um teste cognitivo que distingue se o visitante é uma pessoa ou um computador. Desse modo, ele restringe o tráfego dos bots e garante que sua base de leads será constituída de humanos.
7 – Cuide do design:
Seu formulário deve ser criado e posicionado na página de acordo com os conceitos de alinhamento, balanço, contraste, proximidade, repetição, proporção e aplicação de cores da Teoria do Design.
Ao criar seu formulário, certifique-se de não pedir dados sensíveis como números de documentos. Responda o lead lodo depois do cadastro, liberando o benefício e agradecendo-lhe pela adesão. Informe o lead via e-mail sempre que houver alguma alteração de dados em seu cadastro.
Lembre-se de que o mesmo lead poderá se deparar com vários formulários do seu e-commerce, cada qual com um prêmio diferente. Então, ao invés de pedir sempre os mesmos dados, você poderá pedir o nome em uma ocasião, a cidade em outra, etc. Para fazer isso, use recursos como os formulários inteligentes da RD Station.
ONDE USAR O FORMULÁRIO DE CAPTURA DE LEADS
Depois de pronto, você poderá inserir o formulário de captura de leads em vário locais como:
- Lateral, topo ou rodapé do seu blog;
- Em meio aos seus posts de blog;
- Lateral, topo ou rodapé da sua loja virtual;
- Em uma squeeze page;
- Em janelas pop up.
Escolha os locais e faça testes para saber qual deles gera a taxa de conversão mais alta. Coloque, enfim, seus formulários nos lugares que proporcionam a melhor performance.
O QUE FAZER COM OS LEADS CAPTURADOS?
Ao capturar leads, estes serão armazenados na sua plataforma de automação de Marketing. A partir daí, você poderá lhes enviar mensagens automáticas via e-mail. Em outras palavras, você poderá fazer a chamada nutrição de leads, que visa educar os leads até que um dia eles se sintam à vontade para comprar na sua loja virtual.
Além de fazer a nutrição de leads é possível monitorá-los. A já citada plataforma RD Station, por exemplo, conta com recursos como o Lead Scoring, que pontua e qualifica os leads de forma automática; e o Lead Tracking, que permite monitorar as ações que os leads fazem dentro do seu e-commerce.
Desse modo é possível saber quais leads estão mais qualificados e empurrá-los para as compras ao mesmo tempo em que continua nutrindo e educando os leads menos qualificados por meio de mensagens automatizadas. E para que tudo isso possa acontecer, você precisa em primeiro lugar criar uma base de leads, sendo o formulário de captura de leads ideal para isso.
Assim que puder clique em “Qual a diferença entre squeeze page e formulário de captura” e leia um post complementar!