FOMO é a sigla para Fear of Missing Out, que em tradução para o Português significa “medo de perder”. Trata-se de um termo usado em Marketing para denominar à sensação que as pessoas sentem de que vão se arrepender se não participarem de um evento ou se não comprarem um produto a tempo, por exemplo.
Em outras palavras, o FOMO é um gatilho psicológico de vendas muito difícil de resistir porque ele provoca o sentimento de que o consumidor está deixando escapar uma grande oportunidade. Vale lembrar, essa expressão foi cunhada no ano 2000 pelo estrategista de Marketing norte-americano, Dan Herman.
No e-commerce, esse medo de perder, por sua vez, pode acelerar as vendas de produtos e até gerar pré-vendas. Pois neste post, eu lhe mostrarei 5 formas de começar a fazer isso agora mesmo na sua loja virtual. Acompanhe em seguida!
COMO USAR O FOMO NO E-COMMERCE
Para gerar nos consumidores o “medo de perder uma oportunidade” na sua loja virtual, use técnicas como:
1 – Limite de tempo:
Inclua um cronômetro de ofertas nas páginas de vendas do seu e-commerce. Esse recurso conta com um relógio com contagem regressiva para o fim da promoção que, desse modo, força os consumidores a tomarem uma decisão de compra.
2 – Limite de estoque:
Informe próximo ao preço do produto a quantidade em estoque. Faça com que o consumidor perceba que há poucas unidades e que, sendo assim, ele precisa tomar uma atitude de compra agora ou irá perder a chance.
3 – Notificações em tempo real:
Integre à sua loja um app capaz de notificar as atividades dos seus clientes como compras e avaliações em tempo real em uma pop up pequena no rodapé. Isso certamente gerará o FOMO nos visitantes que estiverem de passagem.
4 – Produtos populares:
Enquanto as pessoas visitam o seu e-commerce, destaque os seus produtos mais populares e mais bem avaliados. Elas poderão pensar, “se tem tanta gente assim comprando, então isso deve ser bom”. Desse modo, você ativa nelas o “medo de perder” esses produtos incríveis.
5 – Vendas antecipadas:
Pouco antes do lançamento de produtos como o próximo modelo de um smartphone muito querido pelo público, lance uma campanha de vendas antecipadas. Isso certamente gerará o FOMO nos consumidores e muitos deles farão a compra.
Como se pode observar, o FOMO produz essa ansiedade para as compras no e-commerce. Use, então, estas e outras formas de FOMO na sua loja virtual para vender mais.
Assim que puder clique em “Página de produto” e conheça 5 recursos para gerar mais vendas!