No e-commerce, a entrega expressa é o termo que define sobretudo as entregas mais ágeis feitas a partir da confirmação do pagamento de compras realizadas por consumidores finais em sites de e-commerce como uma loja virtual ou marketplace.
Aqui, então, caberia a pergunta, “ágil quanto?”. Se levarmos em conta que as entregas tradicionais no Brasil levam em média 3 a 20 dias, logo podemos dizer que a expressa é aquela que demora menos de 3 dias, mas de preferência apenas 1 dia ou algumas poucas horas.
Descubra, em seguida, um pouco mais sobre como funciona a entrega expressa. Saiba como implantá-la na sua loja online. Conheça, enfim, as vantagens deste recurso para o seu comércio eletrônico.
E assim que sobrar um tempinho, clique também em “Gateway de frete” para ler um post complementar. Desse modo, fique por dentro dos sistemas de gestão automática de frete e-commerce.
COMO FUNCIONA A ENTREGA EXPRESSA?
Funciona da seguinte forma:
- Primeiramente, um consumidor acessa a sua loja virtual a partir de um anúncio que viu online;
- Logo depois, esse consumidor seleciona o produto desejado no carrinho de compras;
- Na sequência, ao fazer o checkout, ele é questionado sobre qual tipo de entrega prefere;
- Daí ele poderá escolher, por exemplo, retirar na loja, entrega tradicional ou expressa;
- Ao selecionar “expressa”, o sistema informa que ela será feita nas próximas horas.
Simples assim. Todavia, para chegar neste ponto é necessário um bocado de conversa e investimento. Em outras palavras, para oferecer entregas expressas aos seus clientes você precisará principalmente:
- Fechar contratos com transportadoras de alto comprometimento e credibilidade;
- Admitir equipe especializada em entregas rápidas para separação e embalagem de produtos;
- Investir em tecnologias e plataformas de gestão e automatização de estoque e transporte.
Neste cenário, a minha dica para quem pretende implementar a entrega expressa é contratar em primeiro lugar um engenheiro logístico ou uma consultoria logística. Dessa forma, você poderá obter um estudo completo sobre custos de operação, além de projeções futuras.
Obviamente, com todo esse investimento de tempo e dinheiro, o custo acaba ficando mais caro para o consumidor final. Entretanto, há consumidores que preferem pagar mais caro para obter os produtos comprados mais rapidamente. Isso, por sinal, os fideliza, o que é uma vantagem.
VANTAGENS
São vantagens da entrega expressa:
- Mais agilidade no envio de produtos aos consumidores finais, o que gera mais fidelização;
- Maior destaque para sua loja virtual no mercado por vender e entregar produtos no mesmo dia;
- Mais comodidade aos clientes, que poderão comprar produtos urgentes sem enfrentar filas;
- Redução do número de abandonos de carrinho provocados por prazos de entrega longos.
Além disso, as entregas expressas proporcionam mais economia aos seus clientes, que não precisarão comprar em lojas físicas, processo que geralmente gera gastos extras com transporte, alimentação e estacionamento, entre outras coisas.
Lembre-se, enfim, que ao implementar este recurso no seu comércio eletrônico você aumenta as possibilidades de escolha e, dessa forma, obtém mais aderência do cliente. Além disso, muitos clientes poderão preferir fazer compras grandes para assim pagar uma única remessa, o que aumentará seu Ticket Médio.
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