O que é e-commerce DTC?

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Conheça as vantagens desse modelo de vendas!

E-commerce DTC / D2C é um modelo de e-commerce operado por um fabricante. Os fabricantes de automóveis, por exemplo, são comuns nesse ramo. Imagem: @vectorjuice
E-commerce DTC / D2C é um modelo de e-commerce operado por um fabricante. Os fabricantes de automóveis, por exemplo, são comuns nesse ramo. Imagem: @vectorjuice

DTC ou D2C é a sigla inglesa para o termo “Direct to Consumer”. Ela nomeia um modelo no qual o fabricante de um produto faz vendas diretamente ao consumidor final, isto é, sem a necessidade de revendedores, distribuidores, atacadistas, varejistas ou intermediários. Um e-commerce DTC, portanto, é uma loja virtual, marketplace ou outro tipo de site de vendas operado pelo fabricante.

Indústrias de automóveis, celulares e bebidas, por exemplo, estão cada vez mais entrando para o ramo DTC. Marcas como a Fiat, Samsung e Coca-Cola, entre outras, contam hoje com lojas virtuais por meio das quais comercializam os produtos que fabricam diretamente ao consumidor final.

Com efeito, em um e-commerce D2C o fabricante fica por conta de realizar não apenas as vendas, mas também a comunicação com os consumidores. Isso obviamente requer que o fabricante tenha um departamento de Marketing e Vendas ou contrate uma agência de e-commerce e Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo.

Vídeo: conheça o e-commerce DTC!

VANTAGENS DE TER UM E-COMMERCE DTC

Se você é um fabricante, saiba que há boas vantagens de ter um e-commerce DTC. Para você ter uma ideia, 68% da geração Z, 58% dos millennials, 37% da geração X e 21% dos boomers encomendaram produtos diretamente das marcas nos últimos 6 meses de 2021, de acordo com estudo da Retail’s Big Show citado pelo blog Mercado&Consumo. Ou seja, trata-se de uma demanda muito relevante.

Mas além da grande demanda, operar um e-commerce DTC pode gerar outros benefícios como:

  • Mais agilidade para chegar ao cliente final: você não precisa negociar com intermediários, o que diminui a burocracia e a complexidade das operações. Desse modo, você reduz custos e os produtos chegam com mais rapidez aos clientes finais.
  • Mais conhecimentos sobre o público: ao implementar um e-commerce, você fabricante pode coletar dados dos consumidores por meio de sistemas como Hotjar, Google Analytics, ERPs, CRMs, WMSs e OMSs, etc. Assim, é possível conhecer seu público e aperfeiçoar seus produtos conforme a demanda.
Vídeo: 10 exemplos de e-commerce DTC (o vídeo está em Inglês, mas você pode ativar a legenda com tradução para o Portuguès nos controles do player no Youtube)

Vale lembrar, enfim, de atuar no DTC não significa que você deixará de lado os varejistas, atacadistas e distribuidores, entre outros intermediários. Ao contrário disso, é possível continuar mantendo negócios com eles. Contudo, paralelamente você terá o seu próprio canal de vendas e relacionamento com os clientes finais. Isso poderá ampliar a sua participação no mercado.

Assim que puder clique em “E-commerce B2G” e saiba como funciona esse tipo de e-commerce!