DXP é a sigla para Digital Experience Platforms ou, em Português, Plataforma de Experiência Digital. Trata-se de um sistema com tecnologias integradas, as quais permitem que as empresas como a sua criem soluções digitais tendo em vista melhorar a experiência dos consumidores.
De acordo com a definição da Gartner, uma DXP é um conjunto integrado de tecnologias e processos que oferecem suporte à criação, gestão, entrega e otimização das experiências em todos os pontos de contato com os consumidores.
Hoje, o novo consumidor não aceita muito bem as velhas táticas invasivas de Marketing ou de vendas. Enquanto vão às compras, eles preferem participar de experiências personalizadas, que façam algum sentido para eles. Daí, então, a necessidade da DXP, tema desse post.
O SURGIMENTO DA DXP
As DXPs nascem em um cenário onde as empresas começam a notar que é preciso unificar os seus canais de vendas para assim oferecer uma experiência contínua de compras. Então, elas passam a integrar ferramentas de modo a coordenar as atividades e a fazer uma distribuição adequada da informação.
Hoje, plataformas DXP como a Kentico Xperience, Sitecore e Liferay, entre outras, reúnem tecnologias para gestão de conteúdo, Marketing Digital e comércio. Elas também combinam dados dos clientes, fazem análises, possuem IA e recursos de automação, entre outros.
Com isso, lojistas como você podem criar uma experiência de compras muito mais gratificante do que apenas empurrar os produtos nos consumidores sem nenhum critério. Uma das vantagens disso é que você pode melhorar as suas vendas de forma considerável.
VANTAGENS
Com uma plataforma DXP você poderá, por exemplo:
- Criar relacionamentos de longo prazo com os consumidores e dessa maneira fazer com que mais do que clientes, eles se tornem fregueses que compram muitas vezes;
- Auxiliar sua empresa a conectar canais de vendas para assim oferecer uma experiência contínua de compras aos consumidores;
- Fazer uma gestão do conteúdo eficaz, distribuindo-o de forma adequada para o público em diferentes pontos de contato;
- Obter e analisar dados de acessos para dessa forma gerar insights para melhorias contínuas nas suas interfaces de vendas.
Como se pode observar, uma DXP pode contribuir muito para o progresso do comércio. Todavia, elas são mais indicadas para empresas de médio para grande portes, que contam com múltiplos canais e pontos de contatos com o público. Se esse é o seu caso, talvez valha a pena testar uma delas.
Assim que puder clique em “Help Desk” e descubra como melhorar a experiência dos seus clientes com esse sistema.