O que é dropshipping: isso combina com seu e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Venha descobrir neste post os detalhes do dropshipping e como ele funciona na prática!

Dropshipping: sua loja virtual vende, mas é o seu fornecedor quem entrega. Imagem: @katemagostar
Dropshipping: sua loja virtual vende, mas é o seu fornecedor quem entrega. Imagem: @katemagostar

Você sabe o que é dropshipping? Eu vou lhe dizer o que é já já do que se trata. Mas, antes, para você entender melhor, eu preciso lhe contar uma breve história sobre a Amazon.

Para a maioria dos e-commerces que querem alcançar o sucesso, a Amazon é uma das maiores referências. Afinal de contas, a empresa conta com diversas instalações fixadas em mais de 18 países.

No entanto, o que poucos sabem é que a Amazon tem um estilo de negócios totalmente inovador e diferente. Basicamente, nem todos os seus produtos vendidos em sua plataforma saem do seu próprio estoque.

Imagine, por exemplo, você ter um e-commerce de produtos e serviços, como cabeamento estruturado, entre outros, e não ter que lidar com custos de estoque e transporte de materiais e produtos. Parece mentira, não é mesmo?

A Amazon e outras empresas renomadas no segmento de comércio eletrônico utilizam essa estratégia para reduzir os custos e terem processos mais eficientes. Essa técnica se chama dropshipping, e está chegando a todo vapor no Brasil.

Se interessou sobre o dropshipping? Então neste post nós iremos explicar todos os detalhes sobre esse assunto. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?

Vídeo: saiba mais sobre as vantagens do dropshipping

AFINAL, O QUE É O DROPSHIPPING?

De forma geral, o dropshipping é um modelo de e-commerce onde a loja virtual não necessita ter um estoque para operar as suas atividades.

Isso, pois todos os processos de logística e entrega de produtos ficam sob a responsabilidade de um fornecedor ou distribuidor parceiro.

O processo funciona da seguinte forma: após um determinado cliente comprar um produto, como um sensor de temperatura e umidade, por exemplo, a loja online encaminha o pedido para o seu fornecedor parceiro, que por sua vez, envia o produto para o cliente em nome do e-commerce.

Dessa forma, a loja virtual não precisa ter acesso ao produto, assim como aos custos de toda logística e estoque.

Nessa situação, o foco do seu e-commerce será divulgar os produtos e serviços comercializados por terceiros em seu nome.

Assim, a partir do dropshipping é possível reduzir custos e focar em estratégias de Marketing e divulgação para atrair mais clientes.

Vídeo: um e-commerce ao modo dropshipping (case Sebrae)

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA

Abaixo, para entendermos melhor sobre como funciona o dropshipping, confira um passo a passo explicativo de como esse processo é realizado na prática:

  1. Um cliente acessa o seu e-commerce e realiza uma determinada compra de produtos e serviços, como um filtro de ar, por exemplo;
  2. Após isso, o site recebe o pedido e, em seguida, o repassa ao seu parceiro de dropshipping, que pode ser um fornecedor ou distribuidor;
  3. Esse parceiro fica responsável por separar o produto, embalar e entregar diretamente ao consumidor em nome da sua loja virtual;
  4. Caso esse cliente queira devolver, saber de mais informações ou fazer reclamações sobre o produto, ele poderá entrar em contato com o e-commerce.

Agora que você já sabe sobre o que se trata do dropshipping e conhece os seus processos, o que acha de adotar essa ideia inovadora e ter sucesso em sua jornada? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.