O que é dark post?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens e saiba como usar no e-commerce!

Dark post ou ghost post é um post destinado a um público segmentado dentro de uma campanha de anúncios. Imagem: @alicia_mb
Dark post ou ghost post é um post destinado a um público segmentado dentro de uma campanha de anúncios. Imagem: @alicia_mb

No Facebook ou no Instagram, um dark post, também chamado de ghost post, é um post que não é publicado de forma orgânica, isto é, que não aparece na fanpage do publisher. Esse tipo de post é aquele destinado apenas para um público segmentado dentro de uma campanha de anúncios de tráfego pago.

Qualquer pessoa ou empresa pode criar um dark post. Contudo, o único público que conseguirá vê-lo é aquele que você selecionou dentro da sua campanha de anúncios. Com efeito, o dark post não aparecerá na sua time line.

Existem várias vantagens de criar e publicar dark posts para fins de e-commerce. A primeira delas é que você poderá direcionar o seu post. Por conta disso, ele poderá atingir cada público de forma bastante específica e assim gerar melhores resultados

Por exemplo, digamos que você queira vender bolachas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Dadas as diferenças regionais, você faria um ghost post falando sobre bolachas para São Paulo e outro sobre biscoitos para o Rio de Janeiro. O produto é o mesmo, mas os posts o abordam de forma específica para cada região.

Outro benefício do dark post é que por meio dele você pode criar testes controlados. É possível criar variações do mesmo anúncio e conferir a pontuação de relevância deles. Desse modo, você poderá comparar resultados e entender o que funciona melhor para cada tipo de público.

Vídeo: saiba como manter as suas redes sociais atraentes para o e-commerce

COMO CRIAR E PUBLICAR UM DARK POST?

Criar um dark post é muito fácil. O primeiro passo é se cadastrar e fazer login na plataforma de anúncios do Facebook. Feito isso, acesse o Gerenciador de Anúncios da sua conta e clique em “Criar anúncio”. 

Em seguida, escolha “Impulsionar suas publicações” como objetivo de campanha. Posteriormente, faça a segmentação por idade, localização, gênero, etc. Logo depois, defina o orçamento. Enfim, quando surgirem as opções “Criar novo anúncio” ou “Usar publicação existente”, faça clique na primeira opção. Prontinho, aí está o seu primeiro ghost post.

Assim que puder clique em “Banners” e conheça os formatos de posts do Facebook Ads e Instagram Ads!