No Facebook ou no Instagram, um dark post, também chamado de ghost post, é um post que não é publicado de forma orgânica, isto é, que não aparece na fanpage do publisher. Esse tipo de post é aquele destinado apenas para um público segmentado dentro de uma campanha de anúncios de tráfego pago.
Qualquer pessoa ou empresa pode criar um dark post. Contudo, o único público que conseguirá vê-lo é aquele que você selecionou dentro da sua campanha de anúncios. Com efeito, o dark post não aparecerá na sua time line.
Existem várias vantagens de criar e publicar dark posts para fins de e-commerce. A primeira delas é que você poderá direcionar o seu post. Por conta disso, ele poderá atingir cada público de forma bastante específica e assim gerar melhores resultados
Por exemplo, digamos que você queira vender bolachas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Dadas as diferenças regionais, você faria um ghost post falando sobre bolachas para São Paulo e outro sobre biscoitos para o Rio de Janeiro. O produto é o mesmo, mas os posts o abordam de forma específica para cada região.
Outro benefício do dark post é que por meio dele você pode criar testes controlados. É possível criar variações do mesmo anúncio e conferir a pontuação de relevância deles. Desse modo, você poderá comparar resultados e entender o que funciona melhor para cada tipo de público.
COMO CRIAR E PUBLICAR UM DARK POST?
Criar um dark post é muito fácil. O primeiro passo é se cadastrar e fazer login na plataforma de anúncios do Facebook. Feito isso, acesse o Gerenciador de Anúncios da sua conta e clique em “Criar anúncio”.
Em seguida, escolha “Impulsionar suas publicações” como objetivo de campanha. Posteriormente, faça a segmentação por idade, localização, gênero, etc. Logo depois, defina o orçamento. Enfim, quando surgirem as opções “Criar novo anúncio” ou “Usar publicação existente”, faça clique na primeira opção. Prontinho, aí está o seu primeiro ghost post.
Assim que puder clique em “Banners” e conheça os formatos de posts do Facebook Ads e Instagram Ads!