Cyber Monday, também chamado de Segunda-feira Cibernética, é um termo de Marketing que serve para convencer as pessoas a fazerem compras online na segunda-feira logo após a Black Friday. Trata-se de uma data e-commerce que se originou em 2005 nos EUA por iniciativa da Federação Nacional de Comércio Americana.
A data passou a fazer sucesso nos anos seguintes, isto é, gerou ao longo do tempo cada vez mais pedidos, vendas e faturamento para as empresas que dela participavam. Tamanho sucesso fez com que países como o Chile, Canadá, Alemanha e Brasil, entre outros, importassem o conceito. No Brasil, aliás, a Cyber Monday acontece desde 2012.
A ideia da Cyber Moday é que os comerciantes online como você ofereçam descontos de até 90% em alguns produtos em suas lojas virtuais. Assim fica mais fácil para os consumidores comprarem. Em troca, você faz mais vendas, ganha clientes novos e sobretudo fideliza clientes tornando-os fregueses assíduos. Vale a pena, não é mesmo?
DIFERENÇA ENTRE BLACK WEEK, BLACK FRIDAY E CYBER MONDAY
Black Week, Black Friday e Cyber Monday são três datas que funcionam como uma trilogia. O conceito de “data especial com descontos” é o mesmo para as três. Todavia, há diferenças sutis entre elas, confira:
Black Week:
Black Week é como é popularmente chamada a semana na qual acontece a Black Friday. Sua função é fazer com que os comerciantes vendam alguns produtos com descontos para os consumidores que não aguentam esperar pela Black Friday.
Black Friday:
Black Friday é a data comercial principal desta trilogia. Ela acontece na última sexta-feira de novembro. Em geral, os comerciantes reservam seus maiores e melhores descontos para este dia. No Brasil, a Black Friday é um evento cuja organização fica a cargo do portal Busca Descontos.
Cyber Monday:
Cyber Monday é o oposto da Black Week. Se na Black Week vende-se produtos para os que estão desesperados para comprar alguma coisa, na Cyber Monday vende-se para os consumidores atrasados, isto é, que perderam as oportunidades da Black Friday.
Seja como for, estas três datas juntas têm o poder de gerar mais publicidade para as lojas físicas e virtuais participantes. Daí, então, ao gerar mais publicidade elas acabam gerando também mais vendas, mais clientes e fregueses online e offline.
COMO AUMENTAR SUAS VENDAS NA CYBER MONDAY
Para aumentar as suas vendas na Cyber Monday você precisa antes de mais nada fazer um planejamento com antecedência. Neste planejamento devem constar também a Black Week e Black Friday.
Além disso, o seu plano deve contemplar ações como:
- Aumentar o orçamento de Marketing para o período;
- Contar com a melhor plataforma e-commerce possível;
- Preparar o Design da sua loja virtual para cada data em particular;
- Aumentar a escalabilidade do seu e-commerce como um todo;
- Ficar de olho nos concorrentes e precificar dinamicamente;
- Negociar com fornecedores, comprar em grandes quantidades para obter e repassar descontos;
- Organizar o seu estoque:
- Criar boas promoções para as três datas;
- Criar uma política de fretes;
- Usar vários canais de venda;
- Usar vários canais de atendimento.
Como se pode observar, vender mais na Black Week, Black Friday e Cyber Monday requer uma boa preparação. Comece, então, a fazer isso já no primeiro dia do ano. Trabalhe em cima do conceito de “melhoria contínua” e aperfeiçoe-se ano após ano.
Assim que puder clique em “Marketing para Black Friday” e conheça 10 estratégias que poderá usar também na Black Week e na Cyber Monday!