O que é conteúdo evergreen?

4 minutos de leitura
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Conteúdo evergreen é aquele que não perde seu valor com o tempo. Imagem: @macrovector
Conteúdo evergreen é aquele que não perde seu valor com o tempo. Imagem: @macrovector

Conteúdo evergreen é aquele que se mantém interessante para os leitores ao longo do tempo, isto é, que não é perecível. Do Inglês, “evergreen” significa “perene”, ou seja, “perpétuo”. Você pode publicá-lo sobretudo no seu blog de e-commerce para atrair consumidores.

Esse tipo de conteúdo é diferente, por exemplo, das notícias, as quais geralmente se tornam obsoletas e perdem seu valor de leitura após determinada data. Desse modo, ao invés de ser perecível e passageiro, o evergreen é duradouro e atemporal.

Além disso, o conteúdo evergreen é otimizado com técnicas SEO para as buscas orgânicas feitas em sites como o Google, Bing e Yahoo, entre outros. Ademais, ele é atualizado com periodicidade. Isso, por sua vez, o torna relevante gerando visitas contínuas.

Em geral, o evergreen apresenta as funções, as formas de uso, os recursos, os conceitos de um determinado tema. No e-commerce, o tema tratado pode ser um produto ou um serviço, entre outras coisas.

Vídeo: 5 vantagens do conteúdo no e-commerce

COMO CRIAR CONTEÚDO EVERGREEN?

Como dito, o conteúdo evergreen é aquele que não se perde com o tempo. Para produzi-lo no seu blog de e-commerce deve-se focar em assuntos de interesse atemporal. Trabalhe, por exemplo, com:

  • Conceitos: explique o significado. Se o tema for sobre um produto, diga o que é, demostre como funciona, etc.;
  • Formas de uso: ensine os leitores como eles devem proceder para usar um determinado produto ou como criar algo;
  • Comparativos: compare um item com outro item semelhante. Exponha o que é melhor em um e o que é melhor em outro;
  • Vantagens: apresente os benefícios de um produto. Faça uma lista e explique cada item da lista;
  • Recursos: liste as características de um produto. Informe quais os principais recursos.

Observe que conteúdos assim nunca saem de moda. E eles são ótimos para o Topo de Funil de Vendas, momento em que você deve atrair consumidores que estão tentando se conscientizar sobre um problema e possível solução para o mesmo.

E por serem perenes, os artigos produzidos dessa forma têm a tendência a receber cada vez maior audiência. Assim como o vinho, quanto mais velhos melhores eles se tornam.

Vídeo: 4 atalhos para encontrar ideias para conteúdos evergreeen (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGENS

Preparando conteúdos evergreen para o seu blog de e-commerce, você pode:

  • Conquistar mais consumidores com temas que estão sempre em voga;
  • Atrair novos visitantes o tempo todo, aumentar o tráfego e assim gerar mais leads;
  • Gerar acessos por tempo imprevisível, por vários anos;
  • Melhorar a performance do seu blog e loja virtual nos buscadores;
  • Aumentar a autoridade da marca em relação ao tema tratado no post;
  • Gerar backlinks e tráfego de referência para o seu e-commerce.

Como se pode observar, as vantagens são ótimas e ficam ainda melhores se você atualizar o conteúdo quando necessário. Aliás, saiba mais sobre isso logo em seguida!

ATUALIZANDO O CONTEÚDO EVERGREEN

O evergreen pode gerar ainda mais benefícios se ele for atualizado quando necessário. Nesse caso, atualizar é melhorar o conteúdo, acrescentar dados, deletar trechos obsoletos, etc. É tornar o post ainda mais relevante.

De fato, otimizar um post é melhor do que criar um novo com a mesma palavra-chave. Ao otimizar você evita o canibalismo de termos-chave, que ocorre quando um site produz muitas páginas sobre o mesmo tema.

Além disso, o post existente já possui autoridade nos buscadores enquanto um post novo ainda precisará conquistar isso, o que pode levar muito tempo e requerer muito mais atenção.

Não se pode esquecer, enfim, de atualizar também a data do post. Você pode incluir um campo no artigo, logo abaixo do título, com os dizeres “atualizado do dia e horário tal por tal pessoa”.

Logo depois de atualizar, publique o artigo outra vez nas redes sociais, referencie-o em meio aos seus novos posts, recomende-o na barra lateral do blog ou rodapé dos posts, cite-o nas Thank You Pages, etc.

Obtenha, então, o máximo de cada conteúdo evergreen do seu blog. Atraia, dessa maneira, mais visitantes para o seu Topo de Funil. Ganhe, assim, mais leads e faça mais vendas.

Assim que puder clique em “Conteúdo é rei” e saiba se essa recomendação do Bill Gates vale para o e-commerce!