Conteúdo evergreen é aquele que se mantém interessante para os leitores ao longo do tempo, isto é, que não é perecível. Do Inglês, “evergreen” significa “perene”, ou seja, “perpétuo”. Você pode publicá-lo sobretudo no seu blog de e-commerce para atrair consumidores.
Esse tipo de conteúdo é diferente, por exemplo, das notícias, as quais geralmente se tornam obsoletas e perdem seu valor de leitura após determinada data. Desse modo, ao invés de ser perecível e passageiro, o evergreen é duradouro e atemporal.
Além disso, o conteúdo evergreen é otimizado com técnicas SEO para as buscas orgânicas feitas em sites como o Google, Bing e Yahoo, entre outros. Ademais, ele é atualizado com periodicidade. Isso, por sua vez, o torna relevante gerando visitas contínuas.
Em geral, o evergreen apresenta as funções, as formas de uso, os recursos, os conceitos de um determinado tema. No e-commerce, o tema tratado pode ser um produto ou um serviço, entre outras coisas.
COMO CRIAR CONTEÚDO EVERGREEN?
Como dito, o conteúdo evergreen é aquele que não se perde com o tempo. Para produzi-lo no seu blog de e-commerce deve-se focar em assuntos de interesse atemporal. Trabalhe, por exemplo, com:
- Conceitos: explique o significado. Se o tema for sobre um produto, diga o que é, demostre como funciona, etc.;
- Formas de uso: ensine os leitores como eles devem proceder para usar um determinado produto ou como criar algo;
- Comparativos: compare um item com outro item semelhante. Exponha o que é melhor em um e o que é melhor em outro;
- Vantagens: apresente os benefícios de um produto. Faça uma lista e explique cada item da lista;
- Recursos: liste as características de um produto. Informe quais os principais recursos.
Observe que conteúdos assim nunca saem de moda. E eles são ótimos para o Topo de Funil de Vendas, momento em que você deve atrair consumidores que estão tentando se conscientizar sobre um problema e possível solução para o mesmo.
E por serem perenes, os artigos produzidos dessa forma têm a tendência a receber cada vez maior audiência. Assim como o vinho, quanto mais velhos melhores eles se tornam.
VANTAGENS
Preparando conteúdos evergreen para o seu blog de e-commerce, você pode:
- Conquistar mais consumidores com temas que estão sempre em voga;
- Atrair novos visitantes o tempo todo, aumentar o tráfego e assim gerar mais leads;
- Gerar acessos por tempo imprevisível, por vários anos;
- Melhorar a performance do seu blog e loja virtual nos buscadores;
- Aumentar a autoridade da marca em relação ao tema tratado no post;
- Gerar backlinks e tráfego de referência para o seu e-commerce.
Como se pode observar, as vantagens são ótimas e ficam ainda melhores se você atualizar o conteúdo quando necessário. Aliás, saiba mais sobre isso logo em seguida!
ATUALIZANDO O CONTEÚDO EVERGREEN
O evergreen pode gerar ainda mais benefícios se ele for atualizado quando necessário. Nesse caso, atualizar é melhorar o conteúdo, acrescentar dados, deletar trechos obsoletos, etc. É tornar o post ainda mais relevante.
De fato, otimizar um post é melhor do que criar um novo com a mesma palavra-chave. Ao otimizar você evita o canibalismo de termos-chave, que ocorre quando um site produz muitas páginas sobre o mesmo tema.
Além disso, o post existente já possui autoridade nos buscadores enquanto um post novo ainda precisará conquistar isso, o que pode levar muito tempo e requerer muito mais atenção.
Não se pode esquecer, enfim, de atualizar também a data do post. Você pode incluir um campo no artigo, logo abaixo do título, com os dizeres “atualizado do dia e horário tal por tal pessoa”.
Logo depois de atualizar, publique o artigo outra vez nas redes sociais, referencie-o em meio aos seus novos posts, recomende-o na barra lateral do blog ou rodapé dos posts, cite-o nas Thank You Pages, etc.
Obtenha, então, o máximo de cada conteúdo evergreen do seu blog. Atraia, dessa maneira, mais visitantes para o seu Topo de Funil. Ganhe, assim, mais leads e faça mais vendas.
Assim que puder clique em “Conteúdo é rei” e saiba se essa recomendação do Bill Gates vale para o e-commerce!