Composable commerce (CC) é uma abordagem de comércio que visa permitir que lojistas como você combinem vários sistemas para assim possibilitar o atendimento das demandas dos consumidores em vários canais com mais agilidade, praticidade e flexibilidade.
Ele é diferente do headless commerce, que foca na plataforma como um ponto de partida. O foco do CC é a composição do negócio conforme as necessidades dos consumidores. Isto é, ele visa entregar o que os consumidores precisam, do jeito que eles quiserem e onde quer que eles estejam.
Logo, o CC também difere do e-commerce feito a partir de plataformas monolíticas, que contam com pacotes de sistemas “prontos para usar” e que, portanto, não permitem moldar, evoluir ou personalizar seu comércio.
COMO FUNCIONA O COMPOSABLE COMMERCE
O CC funciona sob três princípios:
- A centricidade nos negócios: a criação de experiências únicas;
- A arquitetura modular: as tecnologias para todos os pontos de contato com os consumidores;
- O ecossistema aberto: o uso de vários sistemas como os apps próprios, os apps de terceiros, os serviços, etc.
Para tanto, o CC emprega dois métodos:
1 – O Mach:
Sigla para Microservices, API First, Cloud-native e Headless Approach:
- Os microsserviços permitem que os apps sejam implantados de forma independente;
- API First, por sua vez, permite instalar e desinstalar componentes que podem interagir entre si;
- Já a nuvem permite armazenar, hospedar, escalar e atualizar tudo de forma automática;
- E o headless, enfim, separa o front-end (a cabeça) do back-end. Assim, ele proporciona mais liberdade para a criação do design do site, entre outras vantagens.
2 – O JAMstack:
Jamstack é uma arquitetura que se baseia em fluxos de trabalho. Ela faz uso de componentes de Javascript, APIs e marcação. Atua com os princípios básicos de pré-renderização e desacoplamento. Desse modo, ela permite que os sites e apps sejam construídos de forma mais prática, com menor complexidade, maior segurança, menos custo, maior escalabilidade e facilidade de manutenção.
Assim, o CC possibilita personalizar, conforme a demanda, as experiências de comércio. Em outras palavras, ele permite criar experiências únicas, de acordo com o desejo dos consumidores.
VANTAGENS
O CC oferece muitas vantagens. Por exemplo, ele amplia as suas capacidades de:
- Criar as experiências únicas que você precisa em qualquer ponto de contato;
- Criar as experiências de comércio que requerem requisitos complexos;
- Combinar as suas soluções internas com os apps e os serviços de terceiros;
- Combinar os dados, o conteúdo e os serviços que precisar;
- Vencer os concorrentes com uma adaptação ágil às necessidades dos consumidores;
- Usar os sistemas de vários fornecedores, sem nunca depender de um único fornecedor;
- Responder de forma rápida às mudanças do negócio;
- Reduzir os custos de gestão de sistema e de pessoal.
Como se pode observar, com a abordagem CC você obtém maior flexibilidade para melhorar a experiência de consumo. Desse modo, é possível moldar, evoluir e personalizar o seu comércio de um jeito muito mais fácil.
Assim que puder clique em “Recursos para e-commerce” é obtenha soluções para cada etapa da sua loja virtual.