O que é composable commerce?

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Conheça a abordagem que combina sistemas para melhorar a experiência de consumo

Composable commerce: combine sistemas e dê aos clientes o que eles querem, como eles querem e onde eles querem
Composable commerce: combine sistemas e dê aos clientes o que eles querem, como eles querem e onde eles querem

Composable commerce (CC) é uma abordagem de comércio que visa permitir que lojistas como você combinem vários sistemas para assim possibilitar o atendimento das demandas dos consumidores em vários canais com mais agilidade, praticidade e flexibilidade.

Ele é diferente do headless commerce, que foca na plataforma como um ponto de partida. O foco do CC é a composição do negócio conforme as necessidades dos consumidores. Isto é, ele visa entregar o que os consumidores precisam, do jeito que eles quiserem e onde quer que eles estejam.

Logo, o CC também difere do e-commerce feito a partir de plataformas monolíticas, que contam com pacotes de sistemas “prontos para usar” e que, portanto, não permitem moldar, evoluir ou personalizar seu comércio.

COMO FUNCIONA O COMPOSABLE COMMERCE

O CC funciona sob três princípios:

  1. A centricidade nos negócios: a criação de experiências únicas;
  2. A arquitetura modular: as tecnologias para todos os pontos de contato com os consumidores;
  3. O ecossistema aberto: o uso de vários sistemas como os apps próprios, os apps de terceiros, os serviços, etc.

Para tanto, o CC emprega dois métodos:

1 – O Mach:

Sigla para Microservices, API First, Cloud-native e Headless Approach:

  • Os microsserviços permitem que os apps sejam implantados de forma independente;
  • API First, por sua vez, permite instalar e desinstalar componentes que podem interagir entre si;
  • Já a nuvem permite armazenar, hospedar, escalar e atualizar tudo de forma automática;
  • E o headless, enfim, separa o front-end (a cabeça) do back-end. Assim, ele proporciona mais liberdade para a criação do design do site, entre outras vantagens.

2 – O JAMstack:

Jamstack é uma arquitetura que se baseia em fluxos de trabalho. Ela faz uso de componentes de Javascript, APIs e marcação. Atua com os princípios básicos de pré-renderização e desacoplamento. Desse modo, ela permite que os sites e apps sejam construídos de forma mais prática, com menor complexidade, maior segurança, menos custo, maior escalabilidade e facilidade de manutenção.

Vídeo: o composable, segundo a Gartner (veja no Youtube)

Assim, o CC possibilita personalizar, conforme a demanda, as experiências de comércio. Em outras palavras, ele permite criar experiências únicas, de acordo com o desejo dos consumidores.

VANTAGENS

O CC oferece muitas vantagens. Por exemplo, ele amplia as suas capacidades de:

  • Criar as experiências únicas que você precisa em qualquer ponto de contato;
  • Criar as experiências de comércio que requerem requisitos complexos;
  • Combinar as suas soluções internas com os apps e os serviços de terceiros;
  • Combinar os dados, o conteúdo e os serviços que precisar;
  • Vencer os concorrentes com uma adaptação ágil às necessidades dos consumidores;
  • Usar os sistemas de vários fornecedores, sem nunca depender de um único fornecedor;
  • Responder de forma rápida às mudanças do negócio;
  • Reduzir os custos de gestão de sistema e de pessoal.

Como se pode observar, com a abordagem CC você obtém maior flexibilidade para melhorar a experiência de consumo. Desse modo, é possível moldar, evoluir e personalizar o seu comércio de um jeito muito mais fácil.

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