Comércio unificado é o nome dado à abordagem de comércio que integra diferentes canais de vendas online e físicos como se eles fossem um único canal. Com efeito, ele possibilita uma experiência de compra contínua, o que proporciona mais praticidade aos consumidores e permite gerar mais vendas.
Por exemplo, em um comércio unificado, um consumidor pode iniciar uma compra em uma loja física e concluí-la online, e vice-versa. Além disso, esse tipo de comércio unifica os estoques da sua empresa, o que possibilita criar uma prateleira infinita e evitar a ruptura de estoque.
O comércio unificado também viabiliza experiências como:
- Pick up in store: o cliente compra em qualquer canal e retira em uma das suas lojas físicas;
- Click & Collet: o cliente reserva um produto em uma loja física e analisa o item antes de comprar;
- Ship from store: as suas lojas físicas se tornam centros de distribuição permitindo que o cliente compre em uma loja e retire em outra conforme a demanda e ocasião;
- Ship to store: uma das suas lojas físicas envia o produto para outra loja para satisfazer um cliente local;
- Return in store: possibilita que o cliente troque em uma loja física um produto comprado na loja virtual.
Além disso, essa abordagem comercial permite que você rastreie o comportamento dos consumidores em todos os pontos de contato online e físicos. Desse modo, você pode criar um banco de dados robusto com informações que lhe ajudarão a ter insights para melhoria do seu negócio em grande escala.
COMO MONTAR UM COMÉRCIO UNIFICADO?
Para montar um comércio unificado você deve recorrer a uma plataforma de comércio unificado. A VTEX e a Linx, por exemplo, são duas boas plataformas do tipo. Elas contam com recursos como sistema OMS para integração de estoques e gestão de pedidos; e checkouts integrados que permitem que os consumidores iniciem uma experiência de compra em um canal e terminem em outro.
Essas plataformas também possuem carrinhos de compras compartilháveis, que podem ser enviados para o e-mail do consumidor para que este possa finalizar a compra mais tarde. Além disso, elas integram-se com múltiplos aplicativos de pagamento, logística, atendimento, feedback e segurança, entre outros. Integram-se, ainda, com softwares ERPs, CRMs, WMSs, etc.
Plataformas assim unificam seus canais online como lojas virtuais, multi lojas, marketplaces e hotsites, etc., com os seus canais físicos como lojas de rua, guide shops, pop up stores, etc., fazendo com que tudo isso pareça um só canal aos olhos do consumidor.
Assim que puder clique em “Adyen” e conheça uma solução de pagamento para comércio unificado.