Click and Collect é um termo em Inglês que significa “clique e colete”. Ele se refere à situação na qual um cliente faz uma compra em uma loja virtual e logo depois ele próprio retira o produto em um ponto físico ao invés de esperar que a entrega seja feita em seu local. É um serviço que você pode oferecer no seu e-commerce.
Esse serviço de entrega de produtos é, de fato, uma estratégia poderosa. Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Invesp, 50% dos entrevistados disseram que decidiram onde fazer uma compra com base no fato de terem a opção de escolherem retirar o produto em algum local físico.
Sendo assim, talvez valha a pena implantar o Click and Collect no seu comércio. Para lhe ajudar a decidir, eu vou lhe mostrar em seguida um pouco mais sobre o funcionamento desse serviço. Além disso, vou lhe apresentar algumas vantagens de usá-lo. Continue lendo!
COMO FUNCIONA O CLICK AND COLLECT?
Como dito, o básico do Click and Collect é que o cliente pode, desse modo, retirar a encomenda em um local físico ao invés de aguardar o recebimento da mesma em sua casa. Mas em quais locais físicos essa entrega é possível? Bem, eles são basicamente quatro, confira:
01 – BOPIS:
Sigla para Buy Online Pick Up In Store, o BOPIS é a compra online com retirada na loja física. Ou seja, o cliente compra no seu e-commerce e retira o produto em uma das lojas físicas da sua própria rede.
02 – Pick Up Points:
Neste caso, o cliente compra no seu e-commerce, mas ao invés de retirar o produto em uma loja física da sua rede, ele o retira em um estabelecimento comercial parceiro do seu e-commerce como um mercado ou farmácia, por exemplo.
03 – Lockers:
Lockers se referem a armários posicionados em postos de gasolina, mercados, shoppings e outros estabelecimentos. Você põe o produto dentro de um locker e o cliente recebe um código para desbloquear e fazer a retirada.
04 – Retirada no Correios:
Você pode integrar ao seu e-commerce a solução Clique e Retire do Correios. Assim, você envia o SEDEX ou PAC normalmente e o cliente pode retirar a encomenda em qualquer agência da estatal.
Seja como for, o ato de poder retirar um produto que acabou de comprar coloca o cliente no controle da situação. Isso é ótimo porque reduz a ansiedade e melhora a experiência de compras, entre outras vantagens.
VANTAGENS DO CLICK AND COLLECT
Ao implementar o Click and Collect no seu e-commerce, você poderá colher benefícios como:
- Redução de custos: menos despesas de transporte;
- Maior conversão: nas retiradas do tipo BOPIS, cliente pode fazer compras não planejadas ao entrar na sua loja física;
- Mais agilidade: enquanto a entrega comum podem levar em média entre 3 e 10 dias úteis na melhor das hipóteses, a via Click and Collect pode ser feita em até 2 dias;
- Menos abandonos de carrinho: frete alto gera muitos abandonos de carrinho. Mas com a entrega Click and Collect, o custo da entrega cai e os abandonos também.
Além disso, em muitos casos, o cliente pode fazer o pagamento na retirada do produto na loja física usando cartão ou até dinheiro vivo. Ou seja, é uma mão na roda. Portanto, vale a pena testar essa modalidade de entregas.
Assim que puder clique em “Dona do Lar” e conheça um case da Agência e-Plus que usa um sistema de retirada em loja física por geolocalização.