O que é Ciashop? É uma empresa brasileira detentora de uma plataforma e-commerce de mesmo nome. Fundada em 1998, em Curitiba/PR, a Ciashop é uma das pioneiras do varejo online nacional.
- Ciashop agora é VTEX. O processo de compra foi concluído em agosto de 2019. Clique em Ciashop VTEX e leia o nosso artigo que informa como migrar o layout da sua loja virtual!
Em 2013, a multinacional igualmente brasileira TOTVS (pronuncia-se “Tótus”) adquiriu a Ciashop, mas manteve o nome da marca. O preço da compra foi R$ 19,4 milhões, de acordo com o Canaltech.
Atualmente, a Ciashop conta com:
• Mais de 1 mil clientes ativos;
• Mais de 94% de aprovação dos clientes;
• Mais de 100 servidores.
Enfim, a empresa Ciashop possui múltiplas soluções para o varejo, incluindo uma plataforma e-commerce com Enterprise Resource Planning (ERP) nativo.
O que é Ciashop: conheça as soluções da plataforma
A Ciashop tem várias soluções para o comércio eletrônico. Entretanto, merecem destaque as seguintes:
1 – Sales Hub:
O Sales Hub é um integrador Marketplace que possibilita que você se conecte como seller (vendedor(a)) em alguns dos maiores marketplaces do mercado online. Com o Sales Hub é possível ingressar nos marketplaces Amazon, Centauro, Walmart e Shoptime, por exemplo.
Esse integrador de marketplaces vem com sistema de pré-validação de carga. Com isso, o seller pode verificar os itens e coloca-los no padrão adequado antes de enviá-los aos marketplaces. Isso, por sua vez, evita perdas de tempo.
Além disso, o Sales Hub conta com recurso multipreço, que permite alinhar preços de produtos conforme o perfil do marketplace. Ele também tem ferramenta de estoque integrado para que você possa acompanhar o que entra e o que sai em tempo real.
2 – Plataforma e-commerce:
Quando uma pessoa pergunta “O que é Ciashop?”, ela pode estar se referindo à empresa ou à sua plataforma e-commerce. Como dito no início deste artigo, a empresa tem mais de 20 anos de atuação e é uma das pioneiras do varejo online. São, portanto, mais de duas décadas de evolução no setor.
Já a plataforma e-commerce Ciashop é um sistema com o qual é possível sobretudo criar e gerenciar lojas virtuais de alta performance. Aliás, com ele o desenvolvimento de loja virtual é nativamente integrado com um sistema ERP.
De fato, por meio da plataforma Ciashop você extrapola o varejo online. Isto é, seu ERP nativo viabiliza a integração com outros canais de vendas, incluindo aqueles do varejo offline como uma loja física, por exemplo.
Ferramentas da plataforma e-commerce Ciashop
Se você já está animado(a) para criar uma loja virtual com a Ciashop, então ficará muito mais depois de dar uma espiada nas ferramentas que essa plataforma e-commerce disponibiliza para seus usuários, que são empreendedores(as) de e-commerce como você:
• Layout 100% customizável, o que permite criar lojas virtuais com Design totalmente original e exclusivo. Que bom né? Assim a sua loja virtual não fica parecendo uma cópia barata de outra loja virtual;
• Alta viabilidade omnichannel por meio de recursos que permitem aos consumidores comprarem na loja virtual e retirarem na loja física, aplicativo móvel, chat e-commerce e muito mais;
• Gateway próprio e ou de terceiros para você disponibilizar múltiplas formas de pagamento como boleto bancário, cartão de crédito e carteiras digitais aos consumidores. Tudo isso com sistema antifraude;
• Disponibilidade de recursos para gestão de Marketing Digital como o Smart Mail para automação, Site Map segmentado, listas de kits de produtos, SEO para o Google e sistemas de monitoramento avançados;
• Módulos de vendas B2B e B2C para comércio de produtos para os consumidores finais ou para empresas, como desejar. E tem também o One Page Checkout para quem quer dar um basta nos carrinhos de compras abandonados;
• APIs para variadas opções de logística como Multi CD, Multi Estoque, Multi Logística e Pick and Pack e, ainda, sistemas terceirizados como o Axado.
Demais, não é mesmo? Deve ser por isso que empresas como a Positivo, a Acer, a Garmin e a Vaio utilizam a tecnologia Ciashop. Certamente, a Ciashop ajuda essas empresas e poderá ajudar você também vender mais no e-commerce.
Como desenvolver uma loja virtual com Ciashop?
Existem basicamente duas formas de desenvolver uma loja virtual com Ciashop:
1 – Faça você mesmo: neste caso, você terá que fazer um treinamento que lhe habilitará a utilizar a plataforma Ciashop. O estudo leva alguns meses, entretanto pode levar bem mais do que isso para conseguir alguma prática.
É que criar lojas virtuais top de linha não é um trabalho tão fácil como se imagina. É preciso conhecer os detalhes da plataforma e de seus aplicativos auxiliares para desenvolver algo que venha a ter um bom desempenho.
2 – Contrate uma agência: se você não tiver tanto tempo disponível para realizar treinamentos técnicos avançados em Ciashop, então o jeito é contratar uma agência de e-commerce para fazer o serviço.
A vantagem de contratar uma agência e-commerce é que esta conta com equipe multidisciplinar treinada na teoria e na prática. Dessa forma, o trabalho é feito com muito mais rapidez e também com mais qualidade.
Seja como for, antes de começar a implantar a sua loja virtual, você terá que passar pela fase de empreendedorismo. Ou seja, você precisará abrir uma empresa e-commerce.
Como abrir uma empresa e-commerce
Para abrir uma empresa e-commerce de respeito, leve em conta o seguinte passo a passo:
1 – Obtenha uma consciência e-commerce: aprenda tudo o que puder sobre esse mercado antes de começar a planejar qualquer coisa. Recomendo a leitura de alguns livros sobre comércio eletrônico de autores diferentes. Leia, ainda, os blogs como o blog da e-Plus, que é atualizado todos os dias úteis. Faça também alguns cursos na ComSchool.
2 – Escolha um nicho: depois de adquirir uma consciência e-commerce você terá maior capacidade para escolher um nicho que possua bastante demanda e pouca oferta. Desse jeito, as suas chances de sucesso serão bem maiores.
3 – Planeje: comece a planejar seu negócio e-commerce. Use para isso métodos como o da “Startup de e-commerce” ou um Plano de Negócios para e-commerce. O primeiro método é do tipo “aprenda fazendo” e o segundo faz a linha “planejamento primeiro e execução depois”.
4 – Abra uma empresa: toda loja virtual precisa contar com CNPJ para poder emitir notas fiscais aos clientes. Para obter CNPJ é necessário abrir uma empresa e-commerce. Existem empresas MEI, Empresas de Pequeno Porte, Médias Empresas e Empresas Normais. Escolha o seu porte e entre em contato com um contador para iniciar os procedimentos.
5 – Escolha a plataforma e-commerce: finalmente, chegou a hora de escolher a plataforma com a qual criará a sua loja virtual e desenvolverá o seu negócio e-commerce. Analise todas as possibilidades, incluindo a plataforma e-commerce Ciashop, que foi apresentada neste post.
6 – Faça a gestão do e-commerce: depois que a loja virtual ficar pronta e começar a vender, você terá que fazer a administração do seu negócio. Se a sua empresa for pequena (uma empresa MEI, por exemplo), então você poderá fazer isso sozinho(a). Empresas maiores, contudo, requerem uma equipe.
Cultura Organizacional
Cultura Organizacional é o nome dado ao conjunto de informações que unificam uma empresa.
Pois bem, dentre essas informações estão:
• O nome da empresa e seu significado
• A Missão, a Visão e os Valores
• Os símbolos e marcas da empresa
• As cores
• O visual
Decerto, é importante criar um bom nome e contar com um bom logotipo. Algo que seja fácil de lembrar. Sendo assim, recomendo a leitura dos nossos tutorias sobre “Nomes para lojas virtuais” e “Logo para loja virtual“. Leia-os e, de fato, começará bem. Um Cultura Organizacional bem desenvolvida certamente fará a diferença para melhor.
Conclusão
Agora você já sabe o que é Ciashop. É uma das melhores plataformas de e-commerce do mercado nacional. Ela tem sido aperfeiçoada ao longo dos últimos 20 anos, o que não é pouca coisa. Então, se você vai abrir uma empresa e-commerce, não deixe de incluir a Ciashop entre as plataformas mais promissoras para o seu projeto.