Em tradução livre do inglês para o português, o termo chargeback significa “cobrar de volta”, o que no universo do comércio eletrônico pode ser definido como estorno (de pagamento feito por algum usuário na sua loja virtual) e devolução da parcela para a operadora de cartão de crédito.
Frequentemente, o que leva uma operadora de cartão de crédito a estornar uma determinada quantia de dinheiro é a má-fé de cibercriminosos que usam informações falsas e cartões roubados ou clonados na hora do pagamento.
Quando o chargeback acontece na sua loja virtual, ele pode gerar muitos prejuízos para você empreendedor e/ou administrador de e-commerce, tais como:
– O dinheiro que já havia sido pago é retirado da sua conta;
– Se não houver dinheiro na sua conta, a quantia é lançada no débito;
– Perda do produto se o mesmo já tiver sido despachado;
– Perda de tempo e dinheiro para recuperar o produto roubado;
– Se a porcentagem de estorno for muito grande, você corre o risco de falir.
Sendo assim, o melhor a se fazer é evitar o chargeback no seu site e-commerce. Para fazer isso, conte com um bom serviço de Análise de Risco, o qual pode ser feito manualmente por um profissional ou automaticamente por um software.
Como já mencionei no artigo “O que é Análise de Risco no e-commerce”, esta prática visa comparar o padrão e comportamento do usuário que entra na sualoja virtual com o padrão de comportamento dos usuários que já realizaram uma compra livre de problemas.
Qualquer movimento suspeito do usuário dentro do seu site, isto é, qualquer coisa que ele realize que esteja muito fora dos padrões de comportamento considerados normais, a venda é suspensa, o que oferece maior proteção para você lojista.