CDP é a sigla para Customer Data Platform, que em Português significa Plataforma de Dados dos Consumidores. Trata-se de uma sistema voltado para coletar, guardar e processar dados vindos de múltiplas fontes online e offline sobre consumidores.
Este tipo de plataforma pode coletar dados de comportamento dos compradores na web e de estudos feitos por instituições de pesquisas. Também coleta dados de interações dos compradores com lojas físicas ou com call centers, por exemplo, entre outras formas. Enfim, ele unifica essas informações em um único lugar.
Além disso, uma CDP possibilita que a equipe de Marketing de um e-commerce como o seu possa fazer a gestão dessa base de dados, gerando insights capazes de melhorar a sua conversão de leads e de vendas em todos os canais.
COMO UMA CDP FUNCIONA?
Como dito, uma CDP permite captar, guardar e processar dados de consumidores com o objetivo de melhorar sobretudo a conversão nos diversos canais de vendas de uma empresa. Em geral, na web, ela coleta dados de fontes primárias, secundárias e terciárias, confira em seguida:
Primárias (first-party data):
Dados que se referem ao comportamento dos consumidores enquanto eles interagem com a sua loja virtual, blog de e-commerce, aplicativo ou site corporativo, entre outros canais da web. Ou seja, tratam-se de informações geradas a partir do contato direto dos compradores com as suas mídias online.
Secundárias (second-party data):
Referem-se às mesmas estatísticas das fontes primárias, mas só que provenientes de outras empresas concorrentes ou não da sua, as quais foram as coletoras originais. As empresas podem comprar ou trocar esses pacotes de dados entre si.
Terciárias (third-party data):
Pacotes de dados de consumidores obtidos de empresas terceiras, as quais não foram as coletoras originais. Ou seja, essas informações foram vendidas e revendidas ou trocadas e retrocadas diversas vezes por empresas diferentes.
Uma CDP também pode receber estatísticas de instituições como o IBGE e bureaus de crédito. E mais, ela suporta dados de lojas físicas, call centers e outros canais. Dessa maneira, ela pode computar e unificar uma imensa base dados em um só local. Isso proporciona muito mais praticidade na gestão dessas informações.
Esse sistema atua de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, mostrando o caminho, a origem e a finalidade dos dados, e armazenando informações de consentimento e uso, entre outras coisas.
Seja como for, após ser abastecida com esses dados, uma CDP pode retornar relatórios aprofundados sobre grupos de consumidores, dispondo-os em um painel personalizável de fácil visualização. Assim, ela permite cruzar os dados das mais diferentes fontes, ajudando a criar um perfil completo dos compradores e a gerar insights para melhorias.
VANTAGENS DA CDP NO E-COMMERCE
Por que usar uma CDP no e-commerce? Você pode fazer isso para, por exemplo:
- Cruzar dados de várias fontes e assim ampliar o conhecimento sobre um grupo de consumidores. Desse modo, você terá melhores condições para criar ou fazer correções em campanhas de Marketing. Poderá gerar personas mais coerentes com o seu público e criar fluxos de automação de Marketing mais eficientes, entre outras coisas;
- Fazer o cruzamento de dados de consumidores de forma automática e, assim, liberar a sua equipe para trabalhar em atividades mais importantes para o seu e-commerce;
- Compreender de modo científico como os consumidores se comportam nos diferentes canais de vendas da sua empresa, tanto no online quanto no offline e, desse modo, criar uma estratégia de comunicação melhor;
- Compreender os comportamentos, as necessidades e as tendências de grupos de consumidores, e por meio desses dados melhorar o seu Funil de Vendas e outros aspectos do seu negócio.
Uma CDP, portanto, é uma ferramenta poderosa que uma vez integrada ao seu e-commerce lhe permite fazer uma gestão muito mais eficiente dos dados dos consumidores que compram nos seus canais de vendas. Vale a pena testar.
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