O que é branding? E o que é marca? Como essas duas coisas podem ajudar sobretudo o seu e-commerce? Descubra, em seguida, respostas para estas e outras questões.
Acesse e leia também o artigo “Qual a diferença entre logotipo de marca”.
O QUE É BRANDING?
Do idioma Inglês, a palavra “branding” significa “gestão de marca”.
Dito em outras palavras, branding é um conjunto de atividades de Marketing que visam aumentar a percepção positiva e a boa reputação que os consumidores conferem a uma marca no mercado.
Resumindo, o branding tem como meta tornar a sua marca mais apreciável e assim fazer com que os consumidores desejem possuir os produtos e serviços chancelados por ela.
A título de exemplo, vejamos algumas marcas que possuem um branding fortíssimo:
- Apple
- Coca-Cola
- VTEX
- IBM
Como se pode observar, estas são marcas que parecem ter nascido prontas.
Todavia, elas já foram pequenas e desconhecidas um dia.
Elas passaram, enfim, por uma evolução, que certamente envolveu (e ainda envolve) um bom trabalho de branding.
Acesse e leia também o post “Branding nas redes sociais”.
O QUE É MARCA?
Marca é aquilo que identifica uma empresa. Decerto, isso abrange múltiplos elementos, tais como:
- O nome: termo substantivo que identifica a empresa
- O logotipo: tipologia usada para escrever o nome de uma marca
- A logomarca: ícone, desenho ou símbolo que define uma marca
- A áudio marca: som que identifica uma marca
- As cores: pigmentações que ajudam a personalizar uma marca
- O mascote: personagem que representa uma marca
- A embalagem: invólucro que veste um produto de uma marca
- O discurso: a forma com que a marca é apresentada ao mercado
- A Cultura Organizacional: missão, visão e valores compartilhados que unificam a marca
- O registro: proteção da marca via Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Enfim, quando o assunto é a marca, não se pode deixar de abordar as lovemark’s, tema do próximo tópico.
Acesse e leia também o post “Embalagem para e-commerce padronizada é importante”.
O QUE É UMA LOVEMARK?
Cunhado pelo empresário britânico Kevin Roberts, o termo “lovemark” se refere a uma marca que ganhou o respeito, a confiança e o amor do consumidor, de modo que tornou-se insubstituível, por mais que a marca do concorrente seja melhor.
Uma lovemark é, dessa maneira, uma marca que possui aquela fidelidade além da razão que as religiões, os times de futebol e os partidos políticos têm.
Sendo assim, uma lovemark pode sofrer os piores reveses e ainda assim os seus adeptos não deixam de crer nela.
Pois bem, três elementos formam uma lovemark, são eles:
- O mistério: as histórias do passado, do presente e do futuro que envolvem os “heróis” da marca;
- A intimidade: é a empatia, a paixão e o compromisso de longo prazo que emana da marca;
- A sensualidade: é fazer com que a marca possa ser alcançada pelos 5 sentidos.
Então, se você tem uma marca, aconselho fazer campanhas de branding até transformá-la em uma lovemark querida por um número cada vez maior de pessoas.
Acesse e leia também o post “Como usar a Teoria Lovemark’s no e-commerce”.
COMO O BRANDING PODE SER ÚTIL NO E-COMMERCE
De acordo com estudo da SEMrush feito em 2018, 88% do tráfego dos grandes sites de e-commerce do Brasil provém de visitas diretas.
Isto é, os consumidores digitam o nome da loja virtual diretamente no navegador.
Esta é, portanto, um das utilidades do branding.
Como dito, ele pode tornar sua marca mais conhecida e querida.
Assim, os consumidores vão direto ao ponto sem passar por intermediários como os sites de buscas e desse jeito fica mais fácil vender.
Contudo, há mais utilidades no branding além de fortalecer o nome do seu comércio eletrônico no mercado. Por exemplo, campanhas de branding podem ajudar sua marca a:
- Criar conexões que farão o consumidor optar pela sua marca e não por outra
- Gerar sensações, emoções e lembranças positivas na mente dos consumidores
- Produzir valor e fazer com que as pessoas aceitem pagar mais por um produto ou serviço
- Criar significado por meio de símbolos, histórias e ideias
Tudo isso e muito mais pode ser trabalhado e construído em longo prazo por meio do branding.
Acesse e leia também o artigo “Qual a diferença entre valor e preço no e-commerce”.
COMO TRABALHAR COM BRANDING NO E-COMMERCE
Como, enfim, trabalhar com branding no e-commerce?
O primeiro passo é contratar uma agência de Marketing, a qual poderá lhe oferecer consultoria ou realizar todo o serviço para você.
Seja como for, aposte em ações como a criação de:
- Cultura Organizacional com missão, visão, valores, etc.
- Manual de Marca, o qual padronize o design, o discurso, etc.
- Site e-commerce padronizado segundo parâmetros da Cultura Organizacional
- Pperfis nas maiores redes sociais do mundo
- Blog e-commerce voltado para gerar influência via Marketing de Conteúdo
- Manual de redação e estilo para as suas mídias impressas e online
- Logotipo e logomarca profissional
- Registro da sua marca na instituição apropriada para evitar cópias e outros problemas
- Campanhas de Branded Content
Além disso, você também poderá contratar uma assessoria de imprensa para lhe ajudar a veicular notícias positivas sobre a sua marca nos principais meios de comunicação nacionais e internacionais.
Dê o seu jeito!
Acesse e leia também o post “Cores no e-commerce influenciam vendas”.
CONCLUSÃO
Ative campanhas de branding no seu comércio eletrônico, torne-o mais conhecido e querido e colha os frutos disso em médio e longo prazos.
Acesse e leia também o post “Nomes para lojas virtuais“. Aprenda, assim, a criar um nome adequado para o seu comércio eletrônico.