Black Week é como é popularmente chamada a semana na qual acontece a Black Friday. Trata-se de uma oportunidade na qual muitas lojas como a sua aproveitam para criar promoções especiais e desse modo fazer mais vendas.
O termo Black Friday, por sua vez, significa “Sexta-feira Negra”. Desde o final do século 19 ele foi associado às crises na bolsa de valores norte-americanas. Seu viés mudou, contudo, na década de 1970, quando passou a nomear uma data oficial de compras com descontos.
De lá para cá, o sucesso da data só aumentou. Hoje, ela é considerada um dos maiores eventos do varejo online e offline em todo o mundo, sobretudo no Brasil. Enquanto, porém, a Black Friday é uma data oficial organizada pelo portal Busca Descontos, a Black Week não tem “padrinho”.
Em outras palavras, a Black Week é um evento informal que pega carona na força da marca Black Friday. Os varejistas aproveitam os dias que antecedem o grande evento para antecipar ofertas e vender para aqueles consumidores que não aguentam esperar.
PREPARANDO SUA LOJA VIRTUAL PARA A BLACK WEEK
Encare a Black Week como um “esquenta” para a Black Friday. Funciona mais ou menos como em uma corrida na qual o atleta se aquece antes da prova para assim conseguir correr com mais facilidade e agilidade.
Só que para participar deste “esquenta” é importante preparar a sua loja virtual. E quando digo “preparar” eu estou querendo dizer que você deve investir em boas ofertas, mas principalmente em publicidade para as suas páginas de produtos.
A ideia é começar a oferecer descontos já na sexta-feira, sábado ou domingo que antecede à Black Friday intitulando-as como “Black Week”. Para tanto, você deve negociar compras com fornecedores com muita antecedência. Compre em alta quantidade com preços baixos e revenda com preços mais altos.
Além disso, é necessário também:
- Aumentar seu orçamento de Marketing para o período;
- Contar com a melhor plataforma e-commerce possível;
- Aumentar a escalabilidade do seu negócio como um todo;
- Ficar de olho nos concorrentes;
- Organizar o seu estoque com ofertas para a Black Week e Black Friday;
- Criar boas promoções;
- Criar uma política de fretes.
Ademais, procure usar vários canais de venda e canais de atendimento. Cerque os consumidores por todos os lados para que eles possam ver e pensar na sua marca e-commerce o tempo todo.
VANTAGENS
Ao participar da Black Week e também da Black Friday, você poderá, por exemplo:
- Fazer muitas vendas durante um dos maiores eventos do varejo no Brasil;
- Aumentar a popularidade da sua marca de comércio eletrônico;
- Obter novos clientes, que poderão se transformar em fregueses em longo prazo;
- Ampliar a credibilidade da sua loja virtual;
- Gerar avaliações de clientes e assim influenciar outros consumidores a comprarem também.
Participe, enfim, tanto da Black Week quanto da Black Friday. Acostume-se a se preparar para estes eventos com antecedência. Negocie e compre barato dos seus fornecedores e garanta seu lucro com promoções incríveis nessas datas.
Assim que puder clique em “Marketing para Black Friday” e leia um post complementar.