Vem chegando o mês de novembro e muitos(as) empreendedores(as) e comerciantes como você já estão tentando saber mais sobre o que é Black Friday para assim aderirem ao evento. Pois neste artigo você ficará totalmente por dentro do assunto. Confira!
O termo “Black Friday” (ou “Sexta-feira Negra”, em Português) foi, desde o final do século 19, associado às crises na bolsa de valores norte-americana. Todavia, seu viés mudou nos anos 1970, época em que passou a determinar oficialmente uma data de compras com descontos.
Atualmente, nos EUA, este evento comercial ocorre logo depois do feriado de Ação de Graças. Lá, as promoções vão de 10% Off a até 90% Off. Mas e no Brasil, hein? Como a Black Friday funciona por aqui? Continue lendo para saber!
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O QUE É A BLACK FRIDAY NO BRASIL?
Em território nacional, a Black Friday é um evento similar ao realizado nos EUA, no qual os comerciantes de lojas físicas e lojas virtuais vendem produtos com descontos aos consumidores de todo o país.
Todas as grandes redes varejistas como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, etc., aderem ao evento. Boa parte das lojas online e offline de pequeno e médio portes também têm ido pelo mesmo caminho.
Vale dizer, a Black Friday é realizada no Brasil desde 2011 por iniciativa do portal Busca Descontos.
Aqui, o evento ocorre oficialmente na última sexta-feira do mês de novembro.
Todavia, os lojistas começam a vender produtos com descontos dias antes e continuam por alguns dias depois da data oficial.
Sendo assim, pode-se dizer que temos não apenas um dia, mas uma temporada Black Friday.
Neste cenário, cabe aos comerciantes de produtos e serviços online e/ou offline como você fazerem o possível para aproveitarem bem o momento. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas no próximo tópico!
Acesse e leia também os posts “Investir em e-commerce” e “Quanto custa uma loja virtual“. Descubra, então, quanto a maioria dos(as) empreendedores investem para dar início a uma loja online.
COMO APROVEITAR O EVENTO PARA VENDER MAIS?
Para vender e lucrar durante a Black Friday, tanto na sua loja virtual quanto na física (ou em ambas) ponha em prática as seguintes dicas:
- Assim que uma Black Friday terminar, comece a planejar a próxima;
- Defina um orçamento para as suas campanhas de Marketing e Marketing Digital;
- Crie promoções para antes, durante e depois da data oficial da Black Friday;
- Feche parcerias com os fornecedores antecipadamente;
- Prepare adequadamente o Design dos banners online e offline;
- Para ter credibilidade, deixe visíveis o CNPJ, meios de contato, selos de segurança, etc.;
- Calcule tudo muito bem, isto é, dê descontos, mas não esqueça do seu lucro;
- Trabalhe com cross-selling e upselling para aumentar o Ticket Médio das compras;
- Ofereça alternativas de frete para que cada consumidor escolha a que lhe seja mais confortável;
- Forneça múltiplas opções de pagamento, pois assim você reduz o abandono de carrinho;
- Trabalhe com ferramentas omnichannel, que integram sua loja virtual com suas lojas físicas;
- Obtenha feedbacks dos clientes, pois eles ajudam outros consumidores a decidirem comprar.
Além disso, especificamente no que diz respeito ao comércio eletrônico, conte com uma plataforma e-commerce top de linha. A VTEX, por exemplo, proporciona mais estabilidade para a sua loja virtual quando há muitos consumidores comprando ao mesmo tempo.
Acesse e leia também o artigo “Plataforma VTEX é boa”. Saiba, assim, o que os investidores, a imprensa, os usuários e outras pessoas e instituições acham desse sistema cloud commerce.
VANTAGENS DA BLACK FRIDAY PARA DONOS DE LOJAS VIRTUAIS
Ao integrar a Black Friday ao seu comércio eletrônico, você poderá:
- Aumentar a popularidade da sua loja virtual;
- Conquistar novos clientes, os quais poderão se tornar fregueses em longo prazo;
- Ampliar a credibilidade da sua loja virtual perante o seu público-alvo;
- Gerar avaliações de clientes, as quais influenciam outros consumidores a comprarem também.
Resumindo, participar da Black Friday dá trabalho, mas no fim das contas o seu site e-commerce poderá sair muito melhor conceituado do que antes.
Acesse e leia também o artigo “Desenvolvimento de e-commerce”. Dessa forma, fique por dentro de 10 etapas cruciais para um bom projeto.
COMO SE DESTACAR NA BLACK FRIDAY BRASIL?
De acordo com um estudo da SEMrush, a maioria dos grandes sites de e-commerce brasileiros investe apenas R$ 3.500,00 (três mil em quinhentos reais) mensais em publicidade. Então, quem investir um pouquinho mais poderá ter igual ou maior destaque que a maioria dos grandes players.
Assim, uma boa ideia é investir montante igual ou maior em campanhas de Marketing Digital como:
- Comparadores de preços
- E-mail Marketing para e-commerce
Com as duas primeiras opções desta lista, você poderá levar mais consumidores para as páginas de vendas da sua loja virtual.
Tenha em mente que, no Brasil, só 1 a cada 100 visitantes de um site e-commerce faz uma compra.
Entretanto, se você usar uma estratégia de E-mail Marketing bem elaborada, decerto poderá fazer 2, 3, 4, 5 ou até mais vendas a cada 100 visitante. Certo?
Destaque-se com o Marketing Digital! Invista nisso durante a Black Friday! É a minha dica.
Acesse e leia também o post “Marketing Digital no Brasil”. Conheça, dessa forma, a história, os números e as vantagens desse recurso para e-commerces como o seu!