Bazaarvoice é uma marca americana de tecnologia fundada por Brett Hurt e Brant Barton em 2005. Ela fornece aos varejistas e atacadistas uma porção de softwares que coletam e exibem conteúdo gerado pelos consumidores sobretudo em sites de e-commerce.
Quando digo “conteúdo”, neste caso, eu me refiro principalmente às avaliações críticas, às perguntas e às reações nas redes sociais, entre outras coisas. Em outras palavras, me refiro ao conteúdo criado pelos próprios usuários nos canais de um e-commerce como o seu.
Ao captar esse conteúdo da audiência, o Bazaarvoice vai de encontro ao fato de que há muitas pessoas que se apegam ao discurso de quem já comprou e usou um produto. Essas pessoas leem esse discurso e logo depois o usam para avaliar se vale ou não a pena comprar também.
Por outro lado, as pessoas que escrevem o conteúdo acabam se sentindo valorizadas. Muitas delas se sentem parte do projeto de construção e otimização da marca. Elas podem se sentir, enfim, parte da “família”, do time.
Sendo assim, o Bazaarvoice promove mais credibilidade e mais confiança na hora das compras online. E, além disso, ele gera mais fãs e mais fidelização. Por isso, que tal saber mais sobre suas ferramentas?
FERRAMENTAS DO BAZAARVOICE
As principais aplicações do Bazaarvoice são:
Avaliações críticas
Este recurso possibilita que os seus clientes avaliem uma compra. Eles podem fazer isso criando notas e comentários. Ademais, este aplicativo acumula resenhas em uma só página. Responda-as e desse modo reforce a presença da sua marca. Gere também relatórios e aprenda com o comportamento dos clientes. Assim, melhore a sua loja como um todo.
Conteúdo visual
Ideal para coletar conteúdo de redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest, entre outras, e depois inserir esse conteúdo nas suas páginas de vendas. Transforme, desse modo, qualquer vídeo ou foto em uma vitrine. Assim fica muito mais fácil provocar o desejo de compra nos consumidores que visitam sua loja virtual.
Perguntas e respostas
Este recurso permite que os compradores façam perguntas sobre os seus produtos e logo em seguida obtenham boas respostas. Essas respostas poderão ser dadas, por exemplo, por especialistas, representantes ou clientes anteriores. Assim, o consumidor pode dissipar suas incertezas e tomar uma decisão de compra.
Amostragem
Este app foi feito para você acelerar a coleta de conteúdo e dessa forma ampliar suas conversões. Você compartilha amostras dos seus produtos com o seu público-alvo e recompensa com cashback aqueles consumidores que deixarem seus comentários. Segmente seu público, informe que eles devem comprar e criar uma resenha. Reembolse-os, enfim.
Review Source
Com este recurso você tem acesso a análises escritas sobre os seus produtos na comunidade Influenster. Exiba, desse modo, as resenhas que precisa nas páginas de vendas do seu produto. Inspire, então, mais pessoas a comprar. Dê aos visitantes da sua loja virtual a confiança para finalizar um pedido.
Conexões
Plataforma com a qual dá para responder às perguntas dos consumidores. Dê a eles as informações que eles precisam para comprar. Transforme comentários negativos em experiências positivas, isto é, em oportunidades. Participe das conversas sobre os seus produtos e converta cada vez mais.
Insights
O Insights é um painel de visualização de dados sobre as suas coletas de conteúdo. Por meio dele é possível conduzir e acessar análises sobre o sentimento (positivo ou negativo) dos consumidores acerca da qualidade dos seus produtos, preços, fretes e atendimento, entre outras coisas.
Brand Edge
Recurso que viabiliza coletar e distribuir classificações e avaliações via e-mail, nas redes sociais e nas amostras de produtos. O app permite enviar as classificações para vários canais de varejo da rede global Bazaarvoice. Ele também conta com painel de dados sobre a percepção da sua marca, desempenho de produto e muito mais.
BAZAARVOICE É BOM?
Os recursos do Bazaarvoice são realmente muito bons. Eles possibilitam que os consumidores relatem suas opiniões e assim participem da construção da sua marca. Desse modo, eles podem se sentir parte da família. Eis a fidelização!
Do outro lado, os consumidores que lêem os depoimentos podem se sentir mais à vontade para tomar uma decisão de compra. É sempre muito melhor confiar na opinião de quem já comprou e usou um produto. Dá mais confiança para comprar também, não é?
Portanto, o Bazaarvoice está mais do que recomendado pela equipe da agência e-Plus para inserção na sua loja virtual. Teste os recursos de avaliações críticas, conteúdo visual e amostragem, entre outros, e dê um up no relacionamento com os consumidores e clientes online.
Assim que puder clique também em “Fidelize clientes no e-commerce com o conteúdo da audiência” e leia um post complementar.