Front-end e back-end são conceitos que se referem a programação da plataforma e-commerce destinada a criação e gerenciamento de uma loja virtual, bem como a programação da própria loja virtual.
Apesar de os dois conceitos se referirem a programação, eles têm suas diferenças:
– Programação back-end
É o desenvolvimento básico do sistema, o qual serve de retaguarda para as demais aplicações. Se compararmos com a construção de um prédio, essa fase seria o equivalente a armação da estrutura com vigas, que suporta todo o resto e que pode receber acréscimos posteriormente.
Em resumo, back-end é a programação fundamental, sem a qual a plataforma e a loja virtual não existiriam. Envolve a criação de códigos que visam a funcionalidade e a performance do sistema como um todo.
– Programação front-end
É o desenvolvimento da interface da loja virtual por meio da manipulação dos aplicativos e códigos de programação que uma plataforma e-commerce oferece. Por isso, a programação front-end tem muito mais a ver com a forma do que com o desempenho total do sistema.
Assim, front-end é a criação das telas e objetos de interação que servirão para a comunicação entre o usuário e a loja virtual. Para tanto, são utilizadas ações de programação, design e usabilidade.
A plataforma Vtex, por exemplo, mantém aberta a possibilidade dos desenvolvedores manipularem e personalizarem o front-end como desejarem e de criarem extensões back-end via Open API e Master Data.
Nunca é demais lembrar que, recentemente, a desenvolvedora da agência de Marketing Digital E-Plus, Nadia Faustino, foi condecorada com o Prêmio Abradi de programação front-end por seu trabalho com a plataforma Vtex.