Atendimento multicanal é o ato de oferecer atendimento aos consumidores de uma marca como a sua em diferentes meios e pontos de contato online e offline de forma integrada. Ou seja, trata-se de um atendimento contínuo, que pode começar em um canal e terminar em outro.
Desse modo, os consumidores podem se informar sobre os seus serviços e produtos, bem como fazer compras, usando para isso os diversos canais da sua marca como se eles fossem um só. Com efeito, seu comércio poderá se comunicar de forma mais integrada e ágil com os consumidores, o que proporcionará melhor conversão de vendas, entre outras vantagens.
COMO OFERECER ATENDIMENTO MULTICANAL NO E-COMMERCE
Para oferecer um atendimento multicanal no e-commerce você deve primeiramente listar os seus meios e pontos de contato com os consumidores. Por exemplo, aqui vai uma lista de canais possíveis:
- Lojas físicas
- Loja online
- Mobile loja
- Superapp
- Site corporativo
- Redes sociais
- Call center
- SAC
- Blog de e-commerce
- Apps mensageiros
- Chats
- SMS
Em seguida, implemente uma plataforma de comércio unificado. Esse tipo de software permite desenvolver, conectar e gerir canais de vendas e atendimento online e offline. Desse modo, ele simplifica, sincroniza e melhora o atendimento, o uso dos estoques e os processos de trabalho.
Uma plataforma de comércio unificado conta com recursos como o Order Management System (OMS), que integra estoques de diferentes canais de vendas. Assim, ele cria uma prateleira infinita e reduz a ruptura de estoque, possibilitando oferecer qualquer produto em qualquer canal a qualquer hora.
Além disso, outro ponto crucial de uma plataforma de comércio unificado é que ela pode integrar múltiplos aplicativos. Desse modo, você pode sincronizar apps de pagamento, logística, atendimento, feedback, analíticos, de segurança, entre outros. Ela também permite integrar softwares como CRMs, CDPs, ERPs, WMSs, etc.
Enfim, esse tipo de plataforma empodera os consumidores ao possibilitar experiências com a ship from store, a ship to home, a ship to store, a pick up store e a return in store. Ou seja, ela oferece amplo suporte para um atendimento multicanal eficiente.
Assim que puder clique em “O que é omnichannel” e saiba mais sobre integração de canais de vendas!