MACH é a sigla em Inglês para Microsservices, APIs, Cloud native and Headless. No e-commerce, trata-se de uma arquitetura modular que permite que empresas como a sua se adaptem de forma ágil às demandas de tecnologia do setor.
Com efeito, a arquitetura MACH permite criar pilhas de softwares, os quais interagem entre si e que ao mesmo tempo podem funcionar individualmente. Ou seja, ela faz uso de módulos que agem com autonomia. Assim, ela difere da rígida arquitetura monolítica, na qual tudo funciona como um.
Enquanto a arquitetura monolítica conta com módulos fortemente acoplados, a arquitetura MACH atua com módulos fracamente acoplados. Daí, então, decorre que a primeira é engessada e a segunda é flexível.
Sendo assim, com mais flexibilidade, a arquitetura MACH permite criar comércios online muito mais adaptáveis aos seus funcionários e aos seus clientes. Com ela, você pode criar e recriar o seu e-commerce como se estivesse usando blocos de Lego. Logo, ela permite que seu comércio evolua junto com as demandas do mercado e com as novidades tecnológicas do setor de um jeito muito mais fácil e ágil.
POR DENTRO DA ARQUITETURA MACH
Como indica sua própria sigla, a arquitetura MACH engloba quatro fatores:
1 – Os micro serviços (microsservices):
O termo “micro serviços”, neste caso, se refere aos aplicativos (apps) organizados em coleções. Eles podem ser implantados em uma plataforma e-commerce, por exemplo, e funcionarem sozinhos ou em combinação com outros apps.
2 – As APIs:
Sigla para Application Programming Interface, uma API é um ambiente virtual que possibilita gerar instruções que viabilizam a integração de apps próprios ou de terceiros a uma plataforma e-commerce, por exemplo, ou entre si.
3 – A nuvem (cloud native):
Método que aproveita a computação em nuvem para criar e executar apps escaláveis. Com isso dá para criar, armazenar, hospedar, escalar e atualizar apps e sistemas de forma automática.
4 – O modo sem cabeça (headless):
Abordagem na qual o front-end, isto é, a interface ou cabeça de um site de e-commerce, separa-se do back-end, ou seja, da lógica da plataforma e-commerce. Desse modo, o headless permite mais liberdade para criar e otimizar o layout e o design de um site de compras como o seu.
Esses quatro fatores assim organizados possibilitam desenvolver e-commerces muito mais flexíveis, isto é, que podem ser modificados, melhorados e adaptados conforme as suas demandas. Como dito, com a abordagem MACH, os apps são como blocos de montar, que você pode unir do jeito que for mais conveniente para o seu negócio.
VANTAGENS
Ao trabalhar com a arquitetura MACH no e-commerce, você obtém vantagens como:
- Mais flexibilidade para mudar as suas tecnologias e os seus processos de acordo com a demanda;
- Chance de escolher as melhores ferramentas do mercado para as suas demandas;
- Facilidade para remover ou substituir as ferramentas conforme a necessidade;
- Possibilidade de implantar apps que melhoram a experiência digital dos seus funcionários e dos seus clientes;
- Possibilidade de manter o ritmo de inovação em um mundo que muda com cada vez mais rapidez.
Como se pode observar, vale muito a pena sair da abordagem monolítica, que conta com estrutura rígida e avessas às mudanças, e partir para uma abordagem MACH, a qual proporciona a chance de melhorar continuamente o seu e-commerce. Pois fazer essa mudança só depende de você!