O que é AliExpress?

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Um negócio da China, no Brasil

AliExpress: um negócio da China para brasileiros
AliExpress: um negócio da China para brasileiros

AliExpress é um marketplace chinês lançado em 2010 pelo Alibaba Group. Hoje, ele é considerado um dos maiores marketplaces do mundo. Este shopping online estreou no Brasil em 2014 onde, desde então, vem fazendo sucesso no varejo online.

Conforme relatório do Alibaba Group, o AliExpress, junto com o e-commerce Lazada que pertence à mesma empresa, alcançou no varejo internacional a marca de 180 milhões de usuários ativos em março de 2020. Além disso, na China, os e-commerces de varejo do Alibaba passaram os 729 milhões de compradores.

O público de consumidores dessa plataforma, como se pode observar, é enorme. E agora, empreendedores brasileiros como você também podem entrar nesse negócio e vender para eles. É que em agosto de 2021, o AliExpress passou a permitir a atuação de vendedores tupiniquins, de acordo com matéria da IstoÉ Dinheiro. Continue lendo!

CARACTERÍSTICAS DO ALIEXPRESS

Uma das principais características do AliExpress é sem dúvida o preço baixo. Isso atrai os consumidores, sobretudo os brasileiros. Além disso, o marketplace oferece envios internacionais, pagamentos seguros e suporte ao cliente, entre outros recursos.

A plataforma opera com várias categorias, sendo as principais as de:

  • Moda: feminina e masculina, roupas para praia, festas e eventos, acessórios, etc.;
  • Telefonia: smartphones, capas, peças e acessórios em geral;
  • Computadores: laptops e periféricos, entre outros itens;
  • Eletrônicos: produtos de áudio e de vídeo, câmeras e videogames;
  • Joias e relógios: vários itens para os públicos masculino e feminino;
  • Casa: eletrodomésticos, itens para casa e para pets, itens para iluminação, etc.;
  • Bolsas e calçados: vários modelos para todos os públicos;
  • Infantil: brinquedos em geral;
  • Diversão: bikes, moda e equipamentos esportivos, entre outras coisas;
  • Saúde: produtos para cuidados pessoais e com a pele, por exemplo;
  • Auto: peças de reposição, de manutenção e de cuidados para carros.

A principal meta do AliExpress, enfim, é permitir que os exportadores chineses vendam seus produtos em vários países do mundo. Contudo, como dito no início deste post, a empresa agora passou a permitir que os brasileiros se tornem sellers dentro do marketplace. Saiba mais sobre isso em seguida!

Vídeo: história do AliExpress (conteúdo em Inglês)

COMO VENDER NESTE MARKETPLACE?

Desde agosto de 2021, os vendedores brasileiros podem comercializar produtos no AliExpress. E o primeiro passo para conseguir fazer isso é se cadastrar no AliExpress Seller Day, um evento que já ocorreu em setembro de 2021, mas que lhe dará acesso à página de cadastro no marketplace.

Logo depois de se cadastrar no evento, você recebe um e-mail com um link para fazer o seu registro na plataforma. Na plataforma, clique então em “Criar conta” e preencha o formulário com os seus dados. Prossiga informando a forma jurídica, o CNPJ e o endereço da sua empresa, entre outras coisas. Aguarde, enfim, a resposta do AliExpress.

Vale dizer, o AliExpress cobra uma taxa de 5% a 8% de comissão, de acordo com a categoria de produtos, sobre cada venda que você fizer. Você, na qualidade de vendedor, poderá oferecer frete grátis para todo o Brasil para pedidos de no mínimo R$ 50,00.

Após a sua aprovação no marketplace, faça o upload dos produtos e de suas respectivas imagens e comece a vender. Teste o marketplace por algum tempo. A plataforma conta com uma Central de Ajuda onde você pode tirar dúvidas sobre métodos de pagamento, configuração de cupons e muito mais.

Assim que puder clique em “O que é Shopee” e conheça o marketplace asiático que está fazendo a cabeça dos brasileiros!