Números da Black Friday 2021: saiba quanto o e-commerce faturou no período

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Confira os dados das consultorias Neotrust e NielsenIQ/Ebit!

Números da Black Friday 2021: e-commerce cresce entre 5% e 6% no período. Imagem: @freepik
Números da Black Friday 2021: e-commerce cresce entre 5% e 6% no período. Imagem: @freepik

Acabam de ser divulgados os números da Black Friday 2021. Os dados foram publicados pelas consultorias Neotrust e NielsenIQ/Ebit, ambas referências em mensuração do mercado digital no Brasil. Confira em seguida!

NÚMEROS DA BLACK FRIDAY 2021: DADOS DA NEOTRUST

De acordo com informações da Neotrust, o e-commerce nacional cresceu 5,8% durante a Black Friday 2021. O faturamento, desse modo, chegou à casa dos R$ 5,4 bilhões. O número de pedidos, contudo, caiu 0,5% em relação ao ano anterior.

Ao todo, os consumidores fizeram 7,6 milhões de compras em lojas virtuais na última quinta e sexta-feira de novembro. O Ticket Médio das compras ficou em R$ 711,38, ou seja, 6,4% maior que em 2020.

Ainda conforme a Neotrust, os varejistas apostaram na redução média de 12% no preço do frete em relação a 2020 para gerar mais vendas. E, além disso, a disponibilidade do frete grátis aumentos 0,6%.

As categorias de produtos com maior volume de pedidos foram as de moda, beleza, telefonia, eletroportáteis e eletrodomésticos. Enquanto isso, as categorias com melhor faturamento foram as de telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e móveis.

E, enfim, os métodos de pagamento mais usados durante esta Black Friday foram, nesta ordem, o cartão de crédito, as carteiras digitais, o PIX e os boletos.

NÚMEROS DA BLACK FRIDAY 2021: DADOS DA NIELSENIQ/EBIT

Conforme informações da NielsenIQ/Ebit, as vendas do e-commerce na Black Friday 2021 subiram 5% em relação ao ano passado. Assim, o faturamento total girou em torno de R$ 4,2 bilhões.

Apesar disso, o número de pedidos caiu 9%. O Ticket Médio, por sua vez, ficou em R$ 753,00, segundo a NielsenIQ/Ebit, um aumento de 16%. O pagamento em 10 vezes também cresceu, ficando 2,4% maior que no ano anterior.

As categorias que mais registraram alta nas vendas no período, de acordo com a NielsenIQ/Ebit, foram as de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, informática e casa e decoração.

Vídeo: a origem do termo “Black Friday”

RESULTADO POSITIVO

Em comparação com o ano de 2020, quando as vendas ao longo da Black Friday subiram em média 25%, o ano de 2021 com os seus 5% a 6% de crescimento ficou abaixo do esperado. Entretanto, vale lembrar que no ano anterior o comércio físico estava fechado, o que contribuiu para o aumento das compras online.

Com a chegada das vacinas e o controle parcial da pandemia de Covid 19, as lojas físicas reabriram e boa parte das pessoas passaram a fazer compras também nesta vertente do comércio. Sendo assim, considera-se positivo o resultado da Black Friday 2021 no e-commerce.

Assim que puder clique em “Cyber Monday” e conheça esta data e-commerce pós Black Friday.