Há um bom tempo venho abordando sistematicamente o assunto da Black Friday 2015 – o maior evento anual de vendas, no Brasil – o que vocês leitores poderão conferir nos artigos:
– Loja virtual aumenta em mais de 10 vezes as vedas na Black Friday 2015
– Black Friday 2015 e-book com download grátis
– Prepare a sua loja virtual para a Black Friday 2015
Agora, para complementar o tema e fechar com chave de ouro, quero mostrar alguns números da Black Friday 2015, os quais vocês poderão reunir em um simulador de cenário de negócios para a versão do próximo ano. Confira:
– O número de queixas no site Reclame Aqui caiu 33% em relação a Black Friday 2014;
– 36,2% das 4,4 mil queixas registradas no site Reclame aqui se referem à propaganda enganosa;
– 9,1% das reclamações realizadas no site Reclame Aqui se relacionam a problemas para finalizar a compra;
– 7,1% das reclamações feitas no site Reclame Aqui se referem a diferenças de valores na hora do fechamento;
– Conforme o site Busca Descontos, a versão 2015 teve alta de 76% em relação a versão 2014 da Black Friday;
– A Black Friday 2015 alcançou um faturamento recorde de R$ 1,5 bilhão, de acordo com estatística do site ClearSale.
Inserir esses dados em um simulador e cenário de negócios vai lhe ajudar a descobrir pontos de evolução como o das reclamações referentes a problemas para finalizar as compras, por exemplo. De posse desses dados será possível pesquisar tecnologias melhores – como o Smartcheckout– para otimizar esse ponto crítico do seu site e-commerce. Fica a dica!