Novos marketplaces têm surgido periodicamente e têm proporcionado aos varejistas online mais praticidade para comercializar produtos e serviços via internet. Nos últimos 7 meses, por exemplo, publiquei aqui no blog da e-Plus 10 lançamentos de sites e-commerce do tipo, o que comprova que eles estão cada vez mais populares.
Um marketplace, para quem não sabe, é um shopping online no qual múltiplas marcas vendem produtos e serviços para internautas. Neste shopping, graças à tecnologia “split de pagamento”, os consumidores compram em várias lojas e fazem pagamento único. O varejista, por sua vez, se beneficia do alto tráfego que estes shoppings online recebem.
Futuro dos marketplaces
De acordo com estudo da Enext (2020), 80% dos empresários entrevistados creem que os marketplaces se tornarão um modelo de negócios relevante nos próximos cinco anos. Mais de 30% acreditam que 40% ou mais das buscas de produtos virão dos marketplaces no futuro.
Como se pode observar, os marketplaces estão chegando com força. É melhor, então, ficar de olho neles. Afinal de contas, quem sabe você não encontra um no qual possa integrar sua loja virtual e assim potencializar suas vendas, não é mesmo? Pois confira adiante os novos lançamentos e veja se entre eles há algum compatível com seu negócio!
- Acesse e leia também o nosso artigo “O que é marketplace”. Conheça, desse modo, os detalhes e as formas de atuar nesse canal de vendas.
NOVOS MARKETPLACES LANÇADOS ENTRE OUTUBRO DE 2019 E ABRIL DE 2020
Como dito, publiquei no blog da e-Plus nos últimos 7 meses 10 artigos sobre lançamentos de marketplaces de produtos e serviços. Em seguida, conheça cada um deles. Clique nos títulos em verde para acessar os posts com o conteúdo completo:
01 – Bayer Orbia
A indústria química e farmacêutica alemã, Bayer, lançou em outubro de 2019 o Orbia. Por enquanto, este marketplace conta com 140 mil produtores cadastrados. Estes, por suas vezes, podem comprar insumos e vender a commodity produzida na mesma plataforma.
02 – Amazon Ignite
Lançado em novembro de 2011, o Amazon Ignite é um marketplace no qual educadores podem vender planos de aula, jogos, projetos, planilhas, fichas de trabalho, cadernos interativos e outros recursos. Como se pode observar, ele é muito útil para professores.
03 – Grupo Martins
Um dos maiores atacadistas do Brasil, o Grupo Martins inaugurou em novembro de 2019 um marketplace com 200 mil varejistas. Além disso, a plataforma contava na época com 350 mil clientes cadastrados, 25 mil itens à venda e 560 fornecedores.
04 – Intel Solutions Marketplace
O Intel Solutions Marketplace inaugurado em dezembro de 2019 é uma plataforma na qual empresas parceiras qualificadas podem vender serviços e soluções para outras empresas. Até então o site contava com 1.000 comerciantes e mais de 4.500 itens à venda.
05 – Tetra Pak
A multinacional fabricante de embalagens, Tetra Pak, anunciou que lançaria em janeiro de 2020 um marketplace global de bebidas e alimentos. O objetivo é conectar principalmente produtores e vendedores do setor. Ademais, o projeto visa agilizar as vendas.
06 – Marcopolo
A Marcopolo lançou em fevereiro de 2020 o Marcopolo Parts, um marketplace de autopeças genuínas de reposição para diferentes chassis de ônibus. Com efeito, esta multinacional brasileira espera conectar online empresas usuárias de ônibus às lojas de autopeças do Brasil.
07 – Loft
A empresa especialista em compra e revenda de apartamentos, Loft, inaugurou em fevereiro de 2020 um marketplace que possibilita que proprietários e corretores revendam imóveis para terceiros online. Além disso, o projeto oferta serviços de reforma e acabamento.
08 – Banco BS2
Serviços corporativos também podem ser comercializados via marketplace. Este é o caso, por exemplo, da plataforma do Banco BS2 lançada em março de 2020. Este site venderá soluções como certificação digital, emissão de notas fiscais e folha de pagamento, entre outras.
09 – Icomm 2Collab
O 2Collab é um marketplace de moda premium lançado em abril de 2020 pelo Icomm Group. O projeto realiza a ponte entre grifes independentes e novos consumidores do setor. O Icomm é dono da marca OQVestir cuja loja virtual foi desenvolvida pela agência e-Plus.
10 – Adegga
Adegga é um dos mais novos marketplaces lançados na internet. Inaugurado em abril de 2020, este site possibilita que produtores e distribuidores de Portugal vendam seus vinhos online. Por enquanto, o site possui cerca de 25 vendedores.
COMO MONTAR UM MARKETPLACE OU VENDER NO MARKETPLACE DE TERCEIROS?
Se você tem um projeto que visa agregar produtores e/ou fabricantes com distribuidores, vendedores e com o público em geral em qualquer setor, então talvez isso possa funcionar muito bem como um marketplace.
Ao criar um marketplace você poderá cadastrar varejistas online e receber comissões sobre as vendas que estes realizarem na sua plataforma para consumidores online. Imagine contar, por exemplo, com mais de 1.000 vendedores ativos em uma plataforma assim, não seria ótimo?
Todavia, para montar um marketplace é necessário antes desenvolver um Plano de Negócios. Posteriormente, você deverá abrir uma empresa (caso ainda não tenha uma) e só depois desenvolver o site e-commerce em si.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do site de marketplace pode ser realizado por meio de uma plataforma e-commerce como a VTEX. Neste aspecto, o ideal é contratar uma agência e-commerce especializada nesta plataforma para criar o Design. Caso queira começar a conversar sobre isso agora basta clicar no botão em seguida a partir do seu smartphone e chamar um desenvolvedor da agência e-Plus:
Vale mencionar, enfim, que a mesma plataforma VTEX também possibilita que você crie uma loja virtual ou multi loja e integre-as automaticamente a vários marketplaces de terceiros. Desse modo, sua empresa poderá aproveitar a grande audiência desses sites e fazer mais vendas.
- Acesse e leia também o post “Maiores marketplaces do mundo”. Conheça, dessa maneira, alguns dos grandes shoppings online da América, Ásia, África, Oceania e Europa!