Acaba de sair do forno o Google Analytics 4, versão que visa oferecer sobretudo maior precisão na hora de medir dados de sites. O novo Google Analytics vem com Machine Learning no núcleo e foco no e-commerce. Sendo assim, você precisa conhecer e quem sabe até passar a usá-lo na sua loja virtual.
Caso não saiba, o Google Analytics é um software que mede dados de acessos de usuários em sites da web. Quando usado no e-commerce, ele permite entender as preferências dos consumidores.
De acordo com o Google, esta é a maior revisão feita no Analytics em dez anos. Nesta 4ª edição, os(as) donos(as) de lojas virtuais como você podem usar o sistema para entender melhor o ciclo de vida dos seus clientes e assim prever tendências, entre outras coisas. Saiba mais sobre isso em seguida!
Assim que puder clique também em “Google Analytics para e-commerce” e conheça 10 relatórios que você deve ficar de olho.
O NOVO GOOGLE ANALYTICS
O novo Google Analytics vem com vários recursos úteis para monitorar sites de e-commerce. Logo, já podemos dizer que ele é fundamental em qualquer estratégia de Marketing para lojas virtuais.
Esta 4ª versão do software vem com:
- Aprendizado de máquina que mostra as tendências de dados e gera insights úteis;
- Abordagem flexível de medição com a ideia de se adaptar a um futuro sem cookies;
- Medições centradas nos clientes ao invés de em plataformas;
- Medições web unificadas com as dos apps;
- Integrações nativas com outros softwares como o Google Ads;
- Atualizações de privacidade;
- Simplificação e reorganização dos relatórios;
- Novas métricas que permitem prever coisas como a “receita potencial”, por exemplo.
Como se pode observar, o Google Analytics está mais inteligente, mais flexível e com foco nos usuários. Ao mesmo tempo ele está mais organizado e intuitivo, entre outras coisas. A seguir conheça mais vantagens de usar a versão 4.
VANTAGENS
Por meio do novo Google Analytics fica mais fácil:
- Entender melhor o ciclo de vida dos clientes desde a primeira compra;
- Achar insights que lhe ajudem a gerar mais vendas na sua loja virtual;
- Ver as tendências e demandas por produtos;
- Saber quais produtos têm demanda crescente devido a novos clientes;
- Saber por que alguns clientes gastam mais do que os outros;
- Obter clientes de maior valor;
- Entender como vários canais (Youtube, pesquisa Google, e-mails, etc.) atuam em prol da sua loja;
Além disso, o sistema faz o cálculo da probabilidade de rotatividade, o que lhe permite criar uma estratégia de investimento de Marketing melhor. Com isso você pode entender as ações futuras dos seus cliente e consumidores e se antecipar a elas!
Enfim, vale a pena usar o Google Analytics 4. Aliás, a instrução do Google é que você acrescente uma nova propriedade ao novo sistema. Dessa forma, você poderá se beneficiar das novidades desta mais recente versão, mas sem interferir nas propriedades já implantadas.
Assim que puder clique em “Como criar uma conta no Google Analytics” e saiba como integrar sua loja.