Novo Consumidor, também chamado de Consumidor 3.0, é aquele que pretende adquirir produtos com ótima qualidade, com o menor preço possível e sobretudo por meio de uma experiência de compra formidável.
Para entender melhor quem é este comprador do terceiro milênio, confira em seguida um breve histórico:
- Consumidor 1.0:
É o comprador do início do século 20, época em que a Revolução Industrial estava em franca evolução. Fabricar em grande quantidade era fundamental para oferecer o menor preço possível, e isso era tudo.
- Consumidor 2.0:
É o comprador do final do século 20. As fábricas já haviam aprimorado seus processos de produção. A fabricação em grande escala estava dominada. Então, além de um bom preço o consumidor passou a exigir melhor qualidade.
- Consumidor 3.0:
Com a evolução da internet, das tecnologias de comunicação e do comércio eletrônico, os consumidores passaram a ficar mais informados e exigentes. Agora, além de bom preço e boa qualidade, eles querem também uma excelente experiência de compra.
Enfim, se quiser vender mais no comércio eletrônico, você empreendedor(a) do ramo precisa conhecer mais profundamente este Novo Consumidor. Descubra, então, um pouco mais sobre ele adiante neste texto.
Acesse e leia também o post “Comportamento do consumidor no e-commerce pode ser analisado via lead tracking”.
QUEM É O NOVO CONSUMIDOR
O Novo Consumidor:
É conectado
Dia após dia, a presença do consumidor na internet aumenta. Para ter uma ideia, de acordo com a Webshoppers 40, dos 29 milhões de consumidores do primeiro semestre de 2019, 5 milhões fizeram sua primeira compra online.
É informado
Ele está nas redes sociais. Realiza pesquisas em sites buscadores como o Google. Confere as mensagens de E-mail Marketing. Clica nos links patrocinados. Lê os blogs de e-commerce. Acessa os canais de vídeos das marcas. Ele pesquisa os preços e a qualidade dos produtos.
É exigente
Como dito, o Novo Consumidor quer mais do que preço e qualidade. Ele quer uma excelente experiência de compra. Nos sites de e-commerce, principalmente, ele preza pela simplicidade, facilidade, agilidade e comodidade, além de um bom atendimento do início ao fim.
É multicanal
Enquanto o Consumidor 1.0 fazia compras praticamente em lojas físicas apenas, o Novo Consumidor pode comprar nas lojas físicas, nas virtuais, nos marketplaces, via chat, telefone, rede social, e-mail e outros canais de vendas. Ele frequentemente pesquisa em um canal e compra em outro.
É desapegado
Como há muitas empresas vendendo, múltiplos produtos e variadas formas de compra, o Consumidor 3.0 tornou-se desapegado das marcas. Ou seja, se uma marca não fornece o produto, o preço e a experiência que ele quer, ele simplesmente procura algo melhor (e encontra!).
É empoderado
No passado, Henry Ford dizia “você pode ter um carro na cor que quiser, desde que seja preto”, o que hoje soaria como piada nos ouvidos do consumidor. Isso porque o Consumidor 3.0 tem muito mais poder de escolha. Se uma empresa não tem um produto, ele procura outra. Simples.
Sendo assim, como atender esse exigente e empoderado consumidor do início do século 21? Pois bem, em seguida leia algumas dicas que poderão lhes ser úteis neste contexto.
Acesse e leia também o artigo “Comprar online e retirar na loja é preferência de 60% dos consumidores no e-commerce”.
COMO ATENDER O CONSUMIDOR 3.0 NO E-COMMERCE
Para atender bem o Novo Consumidor no e-commerce:
Seja dinâmico
Tenha um site com Design elegante e impecável, que seja simples de usar e que seja ágil. Ademais, conte com recursos como um chat para tirar dúvidas, forneça frete grátis o quanto possível e entregue o mais rápido que puder.
Seja omnichannel
Integre todos os seus canais de vendas como lojas físicas, lojas virtuais, blogs, redes sociais, marketplaces, etc. Um consumidor deve, por exemplo, iniciar um diálogo na rede social, fechar uma compra na loja virtual e retirar o produto em uma loja física. Como dito, tudo integrado.
Seja responsivo
Tenha uma loja virtual responsiva, ou seja, que se adapta e se molda aos variados formatos e tamanhos de telas dos computadores desktops, dos notebooks, chromebooks, tablets e smartphones, entre outras tecnologias.
Seja confiável
Desenvolva a Cultura Organizacional do seu e-commerce. Unifique todos os seus canais de vendas por meio das cores, símbolos, filosofias, Missão, Visão, Valores, etc., da sua marca. Trabalhe o Branding. Por fim, transmita credibilidade e cumpra o prometido.
Seja seguro
Tenha uma loja virtual segura, isto é, com todos os protocolos e certificações de segurança em dia. Desse modo, os consumidores não precisarão se preocupar na hora de inserir dados pessoais nas suas páginas de cadastro e pagamento.
Seja engajado
Esteja nas redes sociais. Aprenda a se comunicar com os consumidores que desejam comprar seus produtos e também com aqueles que estão insatisfeitos. Ative os consumidores com posts, promoções e publicações dinâmicas.
Seja otimizável
Esteja atento às dúvidas, objeções e reclamações dos consumidores. Reconheça problemas de comunicação, segurança e usabilidade, por exemplo. Corrija-os rapidamente. Isso sem dúvida vai proporcionar uma experiência de compras cada vez melhor.
Acesse e leia também o artigo “Compras e-commerce“. Descubra, dessa maneira, quais são os produtos e serviços preferidos do Novo Consumidor.
UM PASSO À FRENTE DO NOVO CONSUMIDOR
Os tempos atuais mudam rapidamente. Novas tecnologias e processos são desenvolvidos em um piscar de olhos. Sendo assim, você precisa acompanhar essas mudanças e aplicá-las.
Mantenha-se, desse modo, sempre um passo à frente do Novo Consumidor e dos seus concorrentes. E mais, mantenha seus consumidores satisfeitos.
Por fim, tenha uma filosofia de melhoria contínua e destaque-se. Faça o melhor e converta mais consumidores em clientes e principalmente em fregueses.
Acesse e leia também o post “Como vender mais no e-commerce”. Descubra, então, o poder das provas sociais para convencer o Novo Consumidor a comprar.