Novas lojas virtuais: 135 mil e-commerces são lançados no Brasil desde início da pandemia

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como desenvolver um comércio eletrônico e comece a vender via internet você também

Novas lojas virtuais: Brasil teve 135 mil lançamentos de sites de e-commerce durante pandemia de Covid-19. Imagens: @freepik @pch.vector
Novas lojas virtuais: Brasil teve 135 mil lançamentos de sites de e-commerce durante pandemia de Covid-19. Imagens: @freepik @pch.vector

Mais de 135 mil novas lojas virtuais foram lançadas em território nacional desde o início da pandemia de Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgados na grande imprensa em julho de 2020.

De acordo com a ABComm, antes da pandemia a média de criação de novas lojas online no país era de 10 mil por mês. O aumento da demanda no e-commerce se deveu aos períodos de quarentena decretados em todos os estados, os quais fizeram com que os consumidores passassem a comprar via internet os produtos que normalmente compravam em lojas físicas.

Os novos e-commerces contemplam todos os segmentos de mercado, mas sobretudo os de Moda, Alimentos e Serviços. A ABComm informa que se tratam de sites de vendas muito ativos, isto é, com baixo índice de ociosidade.


NOVAS LOJAS VIRTUAIS: APRENDA A CRIAR A SUA

Se você pretende entrar nesta onda de criação de novas lojas virtuais, comece abrindo uma empresa ou adequando uma já existente para este novo negócio. Acesse nossos artigos “Como abrir uma empresa e-commerce” e “CNAE para e-commerce” para saber como proceder em ambas as situações.

Uma vez resolvidas as questões legais, você deve escolher um sistema de criação e gestão de lojas online, ou seja, uma plataforma e-commerce. Existem vários tipos de plataforma no mercado, a maioria é Saas cloud commerce e pode ser alugada.

Escolhendo uma plataforma e-commerce

Plataforma VTEX: CMS 100% editável possibilita criar lojas virtuais lindas e de alta performance em vendas
Plataforma VTEX: CMS 100% editável possibilita criar lojas virtuais lindas e de alta performance em vendas

Quando estiver na fase de escolher um sistema de comércio eletrônico, opte por um que lhe confira boa escalabilidade. Assim, a sua loja virtual poderá crescer em médio e longo prazos sem no entanto perder qualidade e sem extrapolar os custos.

Observe também se a plataforma e-commerce conta com módulo CMS 100% editável. Esse tipo de plataforma é preferível porque ela permite customizar completamente o layout/Design da loja virtual. Isso, por sua vez, possibilita melhorar a usabilidade da mesma ao longo do tempo conforme as demandas e assim gerar mais vendas.

Recomendo para pequenas empresas que faturam menos de R$ 70 mil mensais as plataformas como a da Loja Integrada. Já para as que faturam ou pretendem faturar mais do que isso, o ideal é começar com uma plataforma mais robusta como a VTEX, por exemplo.

A VTEX, vale mencionar, é mais do que uma plataforma e-commerce. Ela é uma plataforma de comércio unificado, isto é, que integra todos os canais de vendas online e offline da sua empresa. Isso viabiliza o oferecimento de uma experiência de compras única e melhor para os consumidores.

https://youtu.be/n3M5_Y60fBg
Vídeo: VTEX, uma plataforma de comércio unificado

Enfim, caso não possua a habilidade de criar lojas online não se preocupe. Basta contratar para tanto uma agência de e-commerce e Marketing Digital, que além de desenvolver também divulgará seu comércio eletrônico na internet.

Assim que puder clique em “Implantação de e-commerce” e saiba mais sobre como desenvolver a sua loja virtual.