Netcomm: conheça a associação de e-commerce da Itália

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Instituição defende interesses dos donos de e-commerce no país da pizza

Foto: mulher com o rosto pintado com a bandeira da Itália falando em um megafone em uma cena que remete ao Marketing e ao comércio. Essa imagem visa representar o tema deste post sobre a Netcomm.
Netcomm possui serviço de formação para empreendedores do e-commerce na Itália. Foto meramente ilustrativa: @diana.grytsku

Netcomm Consortium ou simplesmente Netcomm é uma associação que se dedica a defender os interesses e a desenvolver as empresas de comércio eletrônico da Itália. Às empresas associadas, ela fornece serviços de consultoria, orientação e treinamentos, por exemplo. Além disso, conta com diversos grupos de trabalho nas áreas de Marketing Digital, logística e B2B, entre outras.

Esta instituição surgiu na história em 2005, ou seja, cerca de 10 anos após o início da popularização da internet. Hoje, 20 anos depois, a Netcomm já conta com mais de 480 empresas de e-commerce associadas, entre as quais as multinacionais Amazon, Decathlon e o Alibaba; e PMEs como a Lantronix, Erion e a Fondazione per lo Sviluppo Sostenibile. Conheça, em seguida, as suas principais pautas!

PRINCIPAIS PAUTAS DA NETCOMM

De acordo com e estatuto da Netcomm, esta associação tem como pautas:

  • Promover políticas, estratégias e iniciativas para o desenvolvimento do setor digital no país;
  • Estimular a colaboração entre as empresas do setor;
  • Apoiar a digitalização do Sistema Nacional;
  • Representar as empresas associadas em relações institucionais;
  • Colaborar com entidades para políticas de inovação;
  • Proteger interesses dos membros no setor digital;
  • Internacionalizar empresas italianas, promovendo presença transfronteiriça;
  • Criar um ambiente digital confiável e seguro;
  • Organizar pesquisas, estudos, debates, conferências e eventos;
  • Promover acordos e convenções com entidades jurídicas;
  • Trabalhar com mídia para comunicação setorial;
  • Facilitar troca de conhecimentos e experiências;
  • Reconhecer e comunicar qualidade dos serviços.

Para fazer parte da associação, a sua empresa precisa atuar na área de comércio eletrônico e/ou serviços digitais. A Netcomm também aceita empresas que fazem pesquisas e estudos econômicos. Além disso, as empresas de tecnologia e provedores têm espaço garantido na associação. E, ainda, as empresas de logística, de consultoria, de comunicação e de mídias sociais, entre outras. Para saber mais informações sobre isso, acesse a página de membros do site da instituição.

Vídeo: saiba mais sobre a Netcomm!

Antes de continuar, uma pausa para compartilhar este post nas redes sociais. Compartilhe com seus colaboradores e parceiros, especialmente se você tiver ou pretenda ter uma empresa de e-commerce na Itália! E logo depois, conheça a seguir os serviços da Netcomm.

SERVIÇOS

Para colocar suas pautas em prática, a Netcomm lança mão de uma porção de serviços. Entre esses serviços podemos citar, por exemplo:

  • Parcerias para negócios: para você criar alianças com outros membros da associação;
  • Estudos e pesquisas: acesso a dados, tendências e atualizações do universo e-commerce;
  • Formação profissional: cursos para você e para os seus colaboradores;
  • Regulamentação: fique de olho nas leis e normas que afetam o comércio eletrônico;
  • Orientação jurídica e tributária: saiba tudo sobre impostos, taxas, procedimentos, etc.;
  • Netcomm Club: portal para associados acessarem descontos e promoções.

Além disso, a Netcomm também conta com serviços como briefing semanal, rede de contatos, grupos de trabalho, eventos e workshops para membros. Como se pode observar, esta é uma associação completa, que seguramente pode proporcionar ampla vantagem competitiva sobre a sua concorrência. Pode ser, portanto, uma ótima ideia associar-se.