Navegadores sem cookies mudarão o Marketing de Performance

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Profissionais do ramo devem buscar outras formas de medir o desempenho de sites

Será que estamos caminhando para uma web com navegadores sem cookies? Imagem: @pch.vector
Será que estamos caminhando para uma web com navegadores sem cookies? Imagem: @pch.vector

Os navegadores sem cookies estão chegando ao mercado e isso pode mudar a maneira como fazemos o Marketing de Performance. É que sem os cookies fica muito difícil saber o que acontece logo depois que um consumidor clica em um anúncio.

Os cookies, caso não saiba, são pacotes de dados que sites como a sua loja virtual enviam para cada usuário visitante. Dessa forma, os cookies “lembram” dados, rastreiam ações, espionam cada passo dos internautas.

Dito de outro modo, os cookies permitem que os sites registrem dados como e-mails, senhas, itens do carrinho de compras e outras informações. Assim é possível observar o comportamento dos usuários, medir o desempenho dos sites e criar melhorias para os mesmos.

Mas esta festa tem data marcada para terminar, segundo nos revela Armando Roggio em um post do blog norte-americano Practical Ecommerce. De acordo com Roggio, navegadores como o Microsoft Edge, Apple Safari e Brave já eliminaram ou reduziram os cookies.

Além disso, ainda conforme Roggio, os navegadores modernos certamente não vão permitir rastrear pessoas com cookies. Essa mudança ocorrerá nos próximos anos, isto é, está mais perto do que imaginamos.


TRÊS IMPULSOS PARA NAVEGADORES SEM COOKIES

Para Roggio do Practical Ecommerce, há três coisas que agora “lutam” por uma internet com navegadores sem cookies, são elas:

  • Demanda do consumidor:

Um número incontável de consumidores não aceita que as empresas possam espionar cada ação que eles fazem na web. Muitos deles sequer fazem compras online porque têm receio de sofrerem essa apropriação de dados sem consentimento.

  • Restrição regulatória:

Na esteira da demanda do consumidor está a restrição regulatória. No Brasil, por exemplo, vigora desde setembro de 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados. Na Europa, por sua vez, vigora a GDPR. Ambas limitam o uso de cookies.

  • Posicionamento competitivo:

Com as pressões dos consumidores e com as leis regulatórias, grandes empresas despertam para o fato de que proteger a privacidade das pessoas pode ser uma vantagem competitiva. Um exemplo é a Apple, que veicula um comercial que promove privacidade no iOS.

https://youtu.be/-l61NE0eqkw
Vídeo: comercial da Apple sobre privacidade no iOS

Como se pode observar, os navegadores sem cookies podem estar com os dias contados. Aliás, basta um único navegador sem cookie no mercado para gerar pontos cegos na medição de dados. Então, o que fazer diante disso no que diz respeito ao Marketing de Performance?


COMO FICA O MARKETING DE PERFORMANCE?

Medição de dados é fundamental no Marketing de Performance. Imagem @stories
Medição de dados é fundamental no Marketing de Performance. Imagem @stories

Sem os cookies, será que nós voltaremos para os tempos em que o Marketing era feito na base da intuição, do feeling? Para Roggio isso não precisa acontecer já que é possível usar outras técnicas de medição, tais como a do Marketing Mix Modeling (MMM).

O MMM é uma técnica de modelagem de dados que permite entender como a economia, as promoções e a concorrência geram impacto nas vendas. Essa técnica surgiu em 1949 por iniciativa de Neil H. Borden.

Mas o MMM tem um problema. Ele depende do histórico de vendas e das informações de gastos com publicidade. Sendo assim, ele não é rápido e nem instantâneo como a medição por cookies. Além disso, pode levar um bom tempo até que os profissionais de Marketing possam dominá-lo.

Por isso, Roggio recomenda que os profissionais de Marketing comecem a estudar a técnica e a acumular dados agora. Desse modo, quando os navegadores sem cookies invadirem o mercado, eles já terão como medir a performance usando outros meios.

Assim que puder clique em “O que é Cookiebot” e leia um post complementar.