A empresa brasileira do ramo de cosméticos, Natura, obteve recentemente um sucesso significativo nas vendas em suas lojas físicas. Isso aconteceu logo depois de sua equipe de Marketing começar a utilizar as campanhas PMax for Retail em sua modalidade offline. Também chamadas de Performance Max, este tipo de campanha está disponível para uso de comerciantes como você na plataforma Google Ads.
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As campanhas PMax Offline revelaram-se uma excelente solução omnichannel ao integrar o Marketing Digital com as lojas físicas da Natura. Isso porque elas contam com Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina e Automação para entregar anúncios para o público mais propenso a visitar as lojas do anunciante. Ela veicula anúncios no Search, Display, Discovery, Maps e Youtube, ou seja, em todos os canais do Google.
Assim, por meio desta abordagem de Marketing Digital Omnichannel, a empresa conseguiu atrair novos clientes, sobretudo para os seus canais de vendas físicos. Além disso, ela fortaleceu o vínculo com quem já fazia parte da lista de clientes da marca. Saiba mais sobre esta história de sucesso com a plataforma Google Ads e resultados logo em seguida! Continue lendo!
CONHEÇA A HISTÓRIA DA NATURA
A história da Natura começou em 1969 por iniciativa de Luiz Seabra. Ele abriu a empresa em São Paulo e, no ano seguinte, começou a vender seus produtos em uma loja na rua Oscar Freire, bem perto da famosa avenida Paulista.
Assim que a marca atingiu um determinado crescimento, a diretoria da empresa adotou, em 1974, o sistema de Venda Direta, potencializando ainda mais o negócio. Já em 1982 passou a comercializar seus produtos no Chile. Dez anos mais tarde, em 1992, começou a vender também na Argentina e no Peru.
Daí para frente a Natura só cresceu. Hoje ela tem duas fábricas no Brasil, 7 mil funcionários e 8 milhões de consultores. Além disso, conta com loja virtual, mais de 770 lojas próprias e mais de 100 franquias, e atua em mais de 60 países, onde comercializa itens de perfumaria, corpo, banho, cabelos e maquiagem, etc.
Em 2024, logo depois de notar que os canais digitais exerciam influência direta nas compras em lojas físicas, a diretoria da Natura resolveu colocar em prática um projeto de Marketing com a plataforma Google Ads, o qual proporcionou um ótimo retorno. Conheça esse projeto adiante!
O PROJETO DA NATURA COM A PLATAFORMA GOOGLE ADS
O projeto da Natura para alavancar as vendas em seus canais físicos consistiu em utilizar a plataforma Google Ads para gerar anúncios capazes de conduzir os consumidores para as lojas mais próximas e adequadas para eles. Mas não apenas isso. Os anúncios também deveriam ativar esse impulso no momento certo, isto é, quando os consumidores estivessem mais propensos a comprar. No próximo bloco de texto mostraremos as soluções desse projeto. Acompanhe!
SOLUÇÕES
A principal solução do projeto da Natura é, sem dúvida, a PMax Offline. Como dito anteriormente, esse tipo de campanha disponível na plataforma Google Ads veicula anúncios de forma inteligente em vários canais digitais do Google, tendo em vista enviar os consumidores para as lojas físicas da empresa. É uma ferramenta de tráfego pago incrível.
Tráfego pago
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Utilizando dados como palavras-chave, localização do usuário, distância da loja física mais próxima, dispositivo, intenção do usuário e interação com os criativos, a PMax Offline consegue distinguir qual consumidor online está mais propenso a visitar uma loja física.
Além disso, a PMax Offline otimiza os lances automaticamente. Faz a mesma coisa com os públicos-alvo e com os criativos. Dessa maneira, ela maximiza as conversões.
A Natura também usou, no âmbito deste projeto, o modelo Sales Lift para analisar como foram as experiências dos consumidores e entender o impacto dos anúncios. Desse modo, a empresa descobriu que a PMax Offline surtiu efeito extremamente positivo. Confira os resultados a seguir!
RESULTADOS DO PROJETO DA NATURA COM A PLATAFORMA GOOGLE ADS
Por meio das campanhas PMax Offline da plataforma Google Ads, a Natura conquistou:
- 6% de aumento nas visitas em suas lojas físicas;
- 9% de aumento nas vendas.
Como se pode observar, as campanhas PMax Offline são um ótimo investimento para quem quer trabalhar com projetos omnichannel, que integram canais físicos e digitais. Para quem atua no e-commerce e, ao mesmo tempo, no comércio físico, é uma boa ideia implementar. Saiba como fazer isso em seguida!
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