Multimetaverso: a internet terá vários metaversos?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Será que cada empresa poderá ter um metaverso para chamar de seu?

O multimetaverso é a ideia de que existe não apenas um, mas vários metaversos. Imagem: @freepik
O multimetaverso é a ideia de que existe não apenas um, mas vários metaversos. Imagem: @freepik

Multimetaverso é um termo que denomina a existência de vários metaversos na internet. E um metaverso, por sua vez, é um mundo virtual persistente, no qual qualquer pessoa com os hardwares apropriados (óculos, luvas e sensores de VR e AR) pode entrar e experimentar sensações em um ambiente realista, imersivo e interativo. Ou seja, um metaverso é uma nova forma de acessar a internet.

De fato, antes do Mark Zuckerberg se aventurar nesse ramo e tentar criar o seu próprio metaverso, o Horizon Words, já existiam outros metaversos operados por outras empresas. Quem não se lembra, por exemplo, do Second Life e do Decentraland?

Em uma matéria do Money Times, a jornalista Vitória Martini cita os metaversos Axie Infinity, CryptoVoxels, Roblox, The Sandbox, Somnium Space e Star Atlas. Destes, uns são mais e outros menos sofisticados, mas todos eles são metaversos.

Em 1992, vale lembrar, o escritor norte-americano de ficção especulativa, Neal Stephenson, criou o termo “metaverso”. E agora, com a existência de vários metaversos, minha ideia neste post que você lê agora é justamente cunhar o termo “multimetaverso”.

Assim como na Física existe a hipótese do multiverso, que postula a existência de vários universos, lanço na internet a ideia do multimetaverso, que abrange desde os metaversos pequenos e simples como a loja virtual 3D da Lacta até os mais complexos como o Horizon Words.

O E-COMMERCE E O MULTIMETAVERSO

No e-commerce, empresas como a Ceek já estão ajudando marcas como a varejista de moda sueca H&M a criar seus próprios ambientes virtuais interativos para compras, isto é, suas lojas virtuais em formato de metaverso (vide tweet post a seguir). Desse modo, ao que parece, teremos em breve um multi metaverso no e-commerce.

https://twitter.com/i/status/1468288936921468931
Tweet post: loja da H&M criada pela Ceek

A Ceek, é importante mencionar, informa que seu marketplace NFT permitirá que as empresas criem um comércio de ativos digitalizados baseados em blockchain online. De acordo com a Ceek, seus ambientes de realidade virtual são regidos por contratos inteligentes. Assim, os detentores de tokens podem interagir, votar em concursos, obter recompensas e fazer transações virtuais com segurança.

Vídeo: o e-commerce no metaverso

A expansão do multimetaverso é iminente. Em 2020, esse mercado valia US $478 bilhões, conforme dados do blog Luisa Zhou. Mas já em 2024, estima-se que ele valerá cerca de US $800 bilhões. Isto é, em apenas 4 anos o investimento em metaversos poderá dobrar, o que trará consequências inimagináveis para o comércio.

Assim que puder clique em “Metaverso” e saiba qual o tamanho desse mercado!