Mulheres empreendedoras do Brasil: 70% são mães e 82% são negras

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96% usam a internet para trabalhar

Maioria das mulheres empreendedoras do Brasil são mães, negras, usam a internet para o trabalho e faturam R$2.500,00 em média por mês. Foto meramente ilustrativa: @freepik
Maioria das mulheres empreendedoras do Brasil são mães, negras, usam a internet para o trabalho e faturam R$2.500,00 em média por mês. Foto meramente ilustrativa: @freepik

O Dia das Mães vêm aí e é sempre bom lembrar o quanto elas são guerreiras e tentar, de alguma forma, incentivá-las e ajudá-las a prosperar. Pois, para fazer isso, apresentaremos neste artigo alguns dados sobre as mulheres empreendedoras do Brasil e algumas soluções que podem ser úteis para elas. Confira!

PESQUISA SOBRE MULHERES EMPREENDEDORAS DO BRASIL

O Instituto Rede Mulher Empreendedora realizou há alguns meses a Pesquisa IRME 8ªed, em parceria com o Instituto Locomotiva, sobre a condição das mulheres empreendedoras do Brasil. Este estudo, realizado online, levou em consideração a opinião de 4.180 brasileiras maiores de 18 anos com negócios próprios. 

Os dados desta pesquisa, alguns dos quais publicamos a seguir, são provenientes dos blogs Donas do Negócio e GS1 Brasil Notícias. De acordo com o relatório final, entre as mulheres empreendedoras do país:

  • 82% são negras;
  • 98% transitam entre as classes D e E;
  • 70% são mães;
  • 60% faturam até R$2.500,00 mensais;
  • 17% ganham mais de R$5.000,00 mensais, das quais 50% são das classes A e B;
  • 50% (mais de) têm filhos acima de 18 anos;
  • 50% (mais de) iniciaram negócios após período da maternidade;
  • 52% não têm CNPJ, das quais 50% alegam não ter dinheiro para pagar os custos da formalização;
  • 92% afirmam que seus negócios fazem parte de suas identidades;
  • 60% se sentem sobrecarregadas com o acúmulo de tarefas domésticas;
  • 55% empreendem por necessidade, a maioria das classes D e E, com negócios de até 2 anos;
  • 40% empreendem por oportunidade, a maioria das classes A e B, com negócios de até 5 anos;
  • 70% já sofreram crises de ansiedade.

Enfim, vale mencionar que das mulheres empreendedoras do Brasil das classes D e E, a maioria têm ensino fundamental completo. Enquanto isso, as das classes A e B costumam ter ensino superior completo. Assim, com mais informações e mais respaldo, estas últimas têm negócios de maior renda e longevidade.

PRINCIPAIS CATEGORIAS DE EMPREENDEDORISMO

Ainda conforme a Pesquisa IRME, das mulheres empreendedoras do Brasil:

  • 20% atuam nas áreas de alimentação e bebidas;
  • 15% são dos setores de beleza e cosméticos;
  • 13% trabalham com artesanato;
  • 12% estão nas categorias de vestuário e acessórios.

Como se pode observar, as mulheres empreendedoras do Brasil têm maior preferência pelo comércio alimentar e de beleza. Todavia, não há uma diferença muito grande em relação às categorias subsequentes. Uma coisa que elas têm em comum, enfim, é o fato de a grande maioria afirmar que usa a internet para realizar seus trabalhos. Saiba mais em seguida!

MAIORIA DAS MULHERES EMPREENDEDORAS DO BRASIL USAM INTERNET PARA TRABALHAR

De acordo com a Pesquisa IRME, 96% das mulheres empreendedoras do Brasil utilizam a internet para fazerem seus trabalhos. Ou seja, a maioria delas têm familiaridade com recursos online, o que pode ser uma grande vantagem para que possam prosperar em seus negócios, como se pode observar em seguida. Continue lendo!

Vídeo: saiba como anunciar na internet e gerar tráfego para o seu negócio (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

SOLUÇÕES

Em meio a este panorama das mulheres empreendedoras do Brasil, é importante tentar contribuir, de alguma forma, para que elas possam se realizar profissionalmente e financeiramente. Para que isso seja possível, sugerimos soluções como:

  • Usar ferramentas gratuitas no início como Google Sites, Loja Integrada e redes sociais, entre outras tecnologias da internet, para divulgar seus negócios e, logo depois, quando o negócio obtiver escalabilidade, migrar para ferramentas pagas, que têm mais benefícios e maior eficiência;
  • Busca de apoio e capacitação em instituições como o Instituto Rede Mulher Empreendedora e o Sebrae, por exemplo;
  • Pesquisar e tentar viabilizar linhas de crédito para mulheres empreendedoras, como é o caso das fornecidas pelo Desenvolve SP e o Banco da Mulher Paranaense, entre outras instituições;
  • Procurar o apoio de mulheres investidoras anjo como a Sororitê e/ou outras instituições e pessoas dispostas a investirem em mulheres empreendedoras.

E mais. As mulheres que já estão em um nível avançado de conhecimento e que já contam com investidores, é fundamental procurar também a ajuda para a criação de lojas online e para projetos de divulgação.

Enfim, aproveitando a oportunidade, para criar uma loja virtual e divulgá-la, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação nas melhores plataformas de e-commerce e Marketing Digital do mercado, tais como a VTEX, Wake Commerce, Shopify Plus, Nuvemshop, RD Station, deco.cx, Google Ads, Meta Ads e Linx, por exemplo.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Ao longo dos últimos 10 anos, a Agência e-Plus já desenvolveu projetos para inúmeras mulheres empreendedoras tais como o das lojas Empório Quatro Estrelas e Ela Decora em Portugal, Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil e outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: