Motores de buscas geram quase metade da audiência no e-commerce

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Estudo mostra que lojas virtuais de pequeno porte têm maior dependência do recurso

Motores de buscas são responsáveis pela maior parte dos visitantes que caem no funil de vendas das lojas virtuais de pequeno porte
Motores de buscas são responsáveis pela maior parte dos visitantes que caem no funil de vendas das lojas virtuais de pequeno porte

Recente pesquisa realizada pela empresa Vtex e pela consultoria Semrush com 500 lojas virtuais de diferentes tamanhos expõe que, em média, 49% do tráfego gerado em lojas virtuais brasileiras provêm dos motores de buscas.

De acordo com o estudo, 37% das visitas feitas em lojas virtuais de grande porte ocorrem depois de pesquisas nos buscadores, enquanto que nas lojas virtuais de pequeno porte esse número representa 52%, o que indica que estas últimas são mais dependentes do recurso. Comparativamente, as lojas de grande porte possuem maior influência no mercado e por isso podem contar com maior volume de visitas diretas do que as de pequeno porte.

Para fins de contextualização, do total de 600 mil sites e-commerces nacionais (segundo “Perfil do E-commerce Brasileiro 2017”):

• 76,7% são de pequeno porte (recebem até 10 mil visitas por mês)

• 8,5% são de médio porte (recebem entre 10 mil e 500 mil visitas por mês)

• 14,77% são de grande porte (recebem mais de 500 mil visitas por mês)

Podemos dizer, assim, que mais de 5 mil das 10 mil visitas mensais que caem no funil de vendas dos e-commerces de pequeno porte vêm das pesquisas realizadas em buscadores como o Google, Bing e Yahoo, entre outros.

Por fim, o estudo da Vtex vai de encontro à pesquisa “E-commerce Radar: 1º semestre 2017”, que demonstrou que mais da metade das compras online ocorrem após buscas no Google.