Recente pesquisa realizada pela empresa Vtex e pela consultoria Semrush com 500 lojas virtuais de diferentes tamanhos expõe que, em média, 49% do tráfego gerado em lojas virtuais brasileiras provêm dos motores de buscas.
De acordo com o estudo, 37% das visitas feitas em lojas virtuais de grande porte ocorrem depois de pesquisas nos buscadores, enquanto que nas lojas virtuais de pequeno porte esse número representa 52%, o que indica que estas últimas são mais dependentes do recurso. Comparativamente, as lojas de grande porte possuem maior influência no mercado e por isso podem contar com maior volume de visitas diretas do que as de pequeno porte.
Para fins de contextualização, do total de 600 mil sites e-commerces nacionais (segundo “Perfil do E-commerce Brasileiro 2017”):
• 76,7% são de pequeno porte (recebem até 10 mil visitas por mês)
• 8,5% são de médio porte (recebem entre 10 mil e 500 mil visitas por mês)
• 14,77% são de grande porte (recebem mais de 500 mil visitas por mês)
Podemos dizer, assim, que mais de 5 mil das 10 mil visitas mensais que caem no funil de vendas dos e-commerces de pequeno porte vêm das pesquisas realizadas em buscadores como o Google, Bing e Yahoo, entre outros.
Por fim, o estudo da Vtex vai de encontro à pesquisa “E-commerce Radar: 1º semestre 2017”, que demonstrou que mais da metade das compras online ocorrem após buscas no Google.