No e-commerce, a modelagem comportamental é como chamamos o processo de monitorar, analisar e interpretar dados sobre o comportamento de grupos de consumidores para, dessa maneira, entender, prever e se antecipar às suas preferências, ações e decisões de compra.
Na prática, este processo permite compreender e, assim, criar experiências mais adequadas para grupos de consumidores com interesses e comportamentos em comum. Neste artigo, mostraremos o que você ganha e como realizar isso no seu e-commerce. Acompanhe!
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O QUE VOCÊ GANHA FAZENDO MODELAGEM COMPORTAMENTAL?
Ao implementar a modelagem comportamental no seu comércio eletrônico, você poderá ganhar de diversas formas. Por exemplo, ao entender o comportamento dos consumidores é possível prever como eles poderão agir no futuro. Isso, por sua vez, permite:
- Antecipar soluções personalizadas;
- Segmentar grupos de consumidores com comportamentos e interesses em comum;
- Personalizar experiências de compra na medida exata para cada grupo de consumidores;
- Otimizar campanhas de Marketing para, desse modo, atingir cada público com a mensagem adequada;
- Identificar gargalos e atritos nos fluxos de vendas e comunicação com consumidores e corrigi-los;
Estas e outras vantagens certamente podem aumentar a satisfação dos consumidores com as experiências de compra no seu e-commerce, mas não só isso. De fato, clientes mais satisfeitos têm maior fidelidade, compram mais e falam positivamente da sua marca para amigos e parentes. Ou seja, a modelagem comportamental pode ser a chave para abrir um novo ciclo de melhorias no seu e-commerce. Pois leia o próximo tópico e saiba como implementar!
COMO FAZER MODELAGEM COMPORTAMENTAL?
Modelagem comportamental requer sobretudo ferramentas de captação, monitoramento e análise de dados. Portanto, especialmente no e-commerce, é importante para este objetivo fazer uso de softwares como:
1 – CDP:
Uma Customer Data Platform (CDP) possibilita unificar dados e traçar perfil 360º dos consumidores. Além disso, ela permite realizar segmentação avançada e análises preditivas. Com esse tipo de plataforma, você pode obter dados para ativar campanhas de Marketing e personalizar seus canais de vendas.
2 – DXP:
Embora não seja uma ferramenta específica para modelagem comportamental, a Digital Experience Platform (DXP) permite realizar testes, coletar dados e analisar tendências. Dessa maneira, ela também possibilita personalizar experiências e até orquestrar campanhas de Marketing.
3 – CRM:
Sigla para Customer Relationship Management, uma plataforma CRM viabiliza a coleta, organização e análise de dados de comércio. Com ela também é possível segmentar listas de contatos e criar modelos preditivos de comportamento de consumidores e clientes.
4 – CMS:
Apesar de a modelagem comportamental não ser sua principal função, uma plataforma Customer Management System (CMS) permite criar campos para a coleta, armazenamento e consulta. Além disso, ela permite traduzir os dados em experiências cativantes para os consumidores online.
O deco.cx, por exemplo, é um software híbrido de CMS com DXP, que pode ser utilizado neste contexto. Assim como o CRM e plataforma de Inbound Marketing e Automação de Marketing RD Station, que reúne ferramentas como Lead Scoring e Lead Tracking para análise comportamental.
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Outro tipo de plataforma que pode ser utilizada na modelagem comportamental é a Analytics. São plataformas como o Google Analytics e a Adobe Analytics. Com elas você pode coletar, armazenar, organizar, visualizar e analisar dados e prever comportamentos de consumidores.
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Seja como for, a modelagem comportamental pode realmente ajudar você a mudar o seu e-commerce da água para o vinho. Afinal de contas, se você puder saber o que os consumidores farão em seguida, então se torna muito mais fácil criar experiências capazes de gerar mais decisões de compras no seu e-commerce.