Da costureira solitária da esquina da sua rua a até grandes marcas como a Adidas, passando pelos clubes de futebol, o negócio do momento é fabricar e vender máscaras. A alta demanda pelo item devido à crise de Covid-19 abriu um novo nicho, o de Moda Máscara.
E o mercado é grande porque todo mundo precisa deste produto. Só no Brasil, por exemplo, há 210 milhões de habitantes. Imagine, então, que boa parte destes cidadãos usam mais do que uma e às vezes até sete máscaras (uma para cada dia da semana). Faça as contas!
A faixa de preços de cada unidade varia muito. Costureiras autônomas regionais vendem a R$ 5,00 mais ou menos. Enquanto isso, o valor cobrado pela maioria das empresas varia de R$ 20,00 a R$ 80,00 por unidade.
Mas há, ainda, os que extrapolam como o joalheiro israelense Yvel que criou uma máscara com 250 gramas de ouro puro de 18 quilates e 3.600 diamantes incrustados. Ao preço de R$ 8 milhões, a encomenda foi feita por um bilionário anônimo de Xangai residente nos EUA.
Neste contexto, muitas empresas têm enriquecido. Algumas que até bem pouco tempo atrás estavam à beira da falência ganharam fôlego dentro no novo nicho. E como a Covid-19 não é uma coisa passageira, parece então que o mercado de máscaras também chegou para ficar.
EMPRESAS ENRIQUECEM COM A MODA MÁSCARA
O nicho Moda Máscara vai de vento em popa. Para você ter uma ideia, de acordo com o blog The Future of Customer, a varejista norte-americana Gap que esteve perto de fechar as portas na virada da década já arrecadou US$ 130 milhões com a venda de máscaras em 2020.
Outra empresa, a Etsy, junto com seus mais de 100 mil fornecedores, faturou US$ 346 milhões. E a empresa familiar de cestos de lavanderia, cadeiras e sacolas, Steele Canvas, vendeu US$ 2 milhões só em máscaras.
No Brasil, a Insider Store que há três anos recebeu investimento a partir do programa Shark Tank para fabricar roupas com tecido anti suor, agora passou a produzir também as máscaras.
Até junho de 2020 a Insider havia vendido 10 mil unidades via e-commerce. Com a força do novo nicho, a meta é dobrar o faturamento em relação ao ano de 2019 chegando aos R$ 16 milhões.
COMO ENTRAR PARA O RAMO DE MODA MÁSCARA
O primeiro passo para entrar no ramo de Moda Máscara é definir para qual classe econômica você irá vender. Ou seja, defina se o seu principal mercado será a classe A, B, C, D ou E. A partir disso, desenvolva um protótipo de máscara e use o método Startup E-commerce para lançá-lo, testá-lo e aprimorá-lo na prática.
Lembre-se, ao criar o seu protótipo leve em conta as preferênias do seu público diante de fatores como:
- Cor da máscara
- Estampa
- Formato ou molde
- Estilo de acabamento
- Materiais do corpo da máscara e dos filtros (se houverem)
- Segurança
- Praticidade
- Higienização
Na fase de empreendedorismo você pode usar também recursos como o Business Model Canvas e o Plano de Negócios. Assim fica mais fácil estruturar o negócio. Além disso, segundo o Sebrae, empresas planejadas assim duram mais.
Logo depois de abrir uma empresa, o passo seguinte é abrir também uma loja virtual. Para tanto, escolha a melhor plataforma e-commerce para o seu projeto. Contrate uma agência e-commerce se necessário para criar o layout e o Design da loja.
Enquanto elabora o seu projeto, dê uma espiada no que as demais empresas já estão fazendo. Muitas delas criam looks completos com roupas que combinam com as máscaras. Outras enfeitam os itens com pérolas e monogramas de grifes.
Como se pode observar, o nicho está em expansão. Na web já vemos até que há muitas(os) modelos de catálogos neste ramo. Bem, quem sabe em breve não veremos também modelos nas passarelas usando máscaras.
Assim que puder clique também em “Loja virtual de moda” e saiba como dar um toque de elegância no Design.