A Rakuten Digital Commerce lançou recentemente um estudo que compara os valores das transações financeiras online realizadas nos finais dos anos de 2017 e 2018. Com isso, a empresa mediu variações no e-commerce e sobretudo as mobile vendas.
A fonte da pesquisa foi as 1.200 lojas virtuais que a multinacional japonesa mantém a partir das plataformas e-commerce que disponibiliza no Brasil. Vejamos os resultados a seguir.
Rakuten Digital Commerce registra crescimento das mobile vendas
De acordo com o levantamento da Rakuten:
• 82% cresceram as compras via mobile no fim de 2018 em relação a 2017
• 22% das compras de Natal e Ano Novo foram feitas via mobile em 2017
• 35% das compras de Natal e Ano Novo foram feitas via mobile em 2018
• 78% das compras de Natal e Ano Novo foram feitas via desktop em 2017
• 65% das compras de Natal e Ano Novo foram feitas via desktop em 2018
• 68% do consumo via mobile é feito por mulheres
• 32% do consumo via mobile é feito por homens
• 74,31% foi o aumento do valor das transações feitas por mulheres no período
• 43% das vendas no m-commerce são feitas para pessoas na faixa dos 30 anos
• 22% das vendas no m-commerce são feitas para pessoas nas faixas dos 20 e 40 anos
Enfim, essas estatísticas mostram claramente que as mobile vendas aumentaram e as desktop vendas diminuíram no período. Dessa forma, esse é mais um indício de que o m-commerce poderá prevalecer no futuro breve.
Cenário das mobile vendas
Qual é o cenário das mobile vendas atual? Vejamos o que as estatísticas de diversas pesquisas nos revelam sobre isso:
• 94,6% dos brasileiros conectados acessa a internet via celular (Sebrae, 2016)
• 81% dos brasileiros navegam na internet enquanto assistem TV (Ibope, 2018)
• 73% usam cartão de crédito para pagar compras via mobile (Worldplay, 2018)
• 36% foi o crescimento das lojas mobile em 2018 (PayPal, 2018)
• 85,39% do orçamento de publicidade em lojas vai para mobile (SEMrush, 2017)
• 53% de abandono é o que geram as mobile lojas mais lentas (F.Coelho, 2018)
Como se pode observar, as mobile vendas têm crescido mais do que as vendas do e-commerce geral, cuja estimativa era de 15% para 2018. Sendo assim, é preciso se preparar para este novo cenário. Uma das formas de se fazer isso é por meio de uma consultoria e-commerce, que lhe ajudará a visualizar possibilidades. Fique de olho e faça as mudanças necessárias com planejamento, agilidade e eficiência.