Mobile Only é a bola da vez no varejo online. O conceito abrange sobretudo o desenvolvimento de lojas virtuais voltadas apenas para dispositivos móveis ao invés de para desktops.
De fato, esta nova onda vai de encontro ao engajamento que o mobile commerce vem ganhando nos últimos tempos, assunto este tratado em múltiplos posts aqui no blog da Agência e-Plus (clique para acessar):
• Lojas mobile: vendas via smartphones crescem 36% em 2018
• Mobile commerce Brasil tem alta de 41% no número de pedidos
• M-commerce: 37% das compras serão feitas via mobile em 2018
• Mobile commerce supera desktop commerce em gastos com Publicidade
• Comércio mobile cresce 75% no terceiro trimestre de 2017
• Mobile commerce tem alta de 56,2% no faturamento
• Transações mobile vão superar os US$ 6 trilhões até 2021
“Existe uma tendência mundial que aponta que em três anos o Mobile First deve evoluir para Mobile Only”, revela o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paypal Brasil, Thiago Chueiri, na matéria “Smartphones dominarão o e-commerce” publicada recentemente no Jornal do Brasil.
O Mobile First a que se reporta Chueiri é, por sua vez, um conceito que engloba os sites e-commerce cujas estruturas foram criadas tendo como prioridade os dispositivos móveis.
Enfim, a seguir vamos entender melhor como tem sido o caminho que nos têm levado das compras via desktop ao mobile.
Diferenças entre Desktop First, Design responsivo, Mobile First e Mobile Only
Podemos dizer que do Desktop First até o Mobile Only há um caminho e uma evolução. De fato, uma evolução em que o e-commerce se torna cada vez maior em telas cada vez menores. Acompanhe:
• Desktop First:
As primeiras lojas virtuais lançadas na década de 1990 eram construídas para compras via computadores desktop. Uma década adiante, contudo, começaram a surgir os dispositivos móveis, nas telas dos quais as lojas Desktop First com seu Design estático não funcionavam nada bem.
• Design Responsivo:
Para corrigir o problema de visualização de sites e-commerce em diferentes tamanhos de telas surgiria na década de 2010 o que tem sido chamado de Design Responsivo. Com isso, as loja virtuais passaram a se adaptar aos formatos de telas e, dessa forma, a oferecerem melhor usabilidade.
• Mobile First:
Quase na mesma época do surgimento do Design Responsivo, apareceria no meio e-commerce o conceito de Mobile First. Nesta fase da evolução, os desenvolvedores começariam a criar sites e-commerce tendo em vista primeiramente os dispositivos móveis. Os desktops, nesse caso, se tornariam secundários.
• Mobile Only:
Já mais recentemente têm se falado em Mobile Only, um modelo no qual a estrutura de uma loja virtual é totalmente voltada para o mobile. O Mobile Only leva em conta que no futuro breve a grande maioria dos consumidores vão usar apenas os dispositivos móveis para fazer compras no varejo online.
Por enquanto, o Mobile Only é uma tendência. Os números do ramo, entretanto, revelam que é uma tendência muito persistente. Veremos em breve, então, se essa tendência se confirmará. Resta-nos aconselhar, “fique de olho e prepare-se!”.