Mobile Only: o que é e o que representa para o e-commerce?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda as diferenças em relação ao Mobile First, Desktop First e Design Responsivo

Mobile Only: compras via dispositivos móveis poderão dominar o e-commerce em breve
Mobile Only: compras via dispositivos móveis poderão dominar o e-commerce em breve

Mobile Only é a bola da vez no varejo online. O conceito abrange sobretudo o desenvolvimento de lojas virtuais voltadas apenas para dispositivos móveis ao invés de para desktops.

De fato, esta nova onda vai de encontro ao engajamento que o mobile commerce vem ganhando nos últimos tempos, assunto este tratado em múltiplos posts aqui no blog da Agência e-Plus (clique para acessar):

Lojas mobile: vendas via smartphones crescem 36% em 2018

Mobile commerce Brasil tem alta de 41% no número de pedidos

M-commerce: 37% das compras serão feitas via mobile em 2018

Mobile commerce supera desktop commerce em gastos com Publicidade

Comércio mobile cresce 75% no terceiro trimestre de 2017

Mobile commerce tem alta de 56,2% no faturamento

Transações mobile vão superar os US$ 6 trilhões até 2021

“Existe uma tendência mundial que aponta que em três anos o Mobile First deve evoluir para Mobile Only”, revela o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paypal Brasil, Thiago Chueiri, na matéria “Smartphones dominarão o e-commerce” publicada recentemente no Jornal do Brasil.

O Mobile First a que se reporta Chueiri é, por sua vez, um conceito que engloba os sites e-commerce cujas estruturas foram criadas tendo como prioridade os dispositivos móveis.

Enfim, a seguir vamos entender melhor como tem sido o caminho que nos têm levado das compras via desktop ao mobile.

Vídeo: saiba por que você deve investir em mobile commerce

Diferenças entre Desktop First, Design responsivo, Mobile First e Mobile Only

Podemos dizer que do Desktop First até o Mobile Only há um caminho e uma evolução. De fato, uma evolução em que o e-commerce se torna cada vez maior em telas cada vez menores. Acompanhe:

Antes do conceito de Mobile Only havia o Design Responsivo criado para desktops, mas que se adapta a diferentes tamanhos de telas
Antes do conceito de Mobile Only havia o Design Responsivo criado para desktops, mas que se adapta a diferentes tamanhos de telas

• Desktop First:

As primeiras lojas virtuais lançadas na década de 1990 eram construídas para compras via computadores desktop. Uma década adiante, contudo, começaram a surgir os dispositivos móveis, nas telas dos quais as lojas Desktop First com seu Design estático não funcionavam nada bem.

• Design Responsivo:

Para corrigir o problema de visualização de sites e-commerce em diferentes tamanhos de telas surgiria na década de 2010 o que tem sido chamado de Design Responsivo. Com isso, as loja virtuais passaram a se adaptar aos formatos de telas e, dessa forma, a oferecerem melhor usabilidade.

• Mobile First:

Quase na mesma época do surgimento do Design Responsivo, apareceria no meio e-commerce o conceito de Mobile First. Nesta fase da evolução, os desenvolvedores começariam a criar sites e-commerce tendo em vista primeiramente os dispositivos móveis. Os desktops, nesse caso, se tornariam secundários.

No Mobile First, o site e-commerce é construído com foco no mobile, mas também funciona no desktop. A próxima tendência, contudo, é o Mobile Only (Somente Mobile).
No Mobile First, o site e-commerce é construído com foco no mobile, mas também funciona no desktop. A próxima tendência, contudo, é o Mobile Only (Somente Mobile).

• Mobile Only:

Já mais recentemente têm se falado em Mobile Only, um modelo no qual a estrutura de uma loja virtual é totalmente voltada para o mobile. O Mobile Only leva em conta que no futuro breve a grande maioria dos consumidores vão usar apenas os dispositivos móveis para fazer compras no varejo online.

Por enquanto, o Mobile Only é uma tendência. Os números do ramo, entretanto, revelam que é uma tendência muito persistente. Veremos em breve, então, se essa tendência se confirmará. Resta-nos aconselhar, “fique de olho e prepare-se!”.