O Mobile Marketing é importante para seu e-commerce porque as pessoas estão cada vez mais usando as tecnologias móveis para comprar.
Segundo a pesquisa “Análise do e-commerce no mundo” (2018) da Criteo publicada pelo E-commerce Brasil, 50% de todas as vendas online do Brasil são realizadas via mobile.
Certamente, você lojista precisa voltar seus olhos para as tecnologias móveis.
Nesse contexto, eis algumas dicas de Mobile Marketing que poderão lhes ser úteis:
– Geolocalização:
A geolocalização permite que os consumidores encontrem sua loja com mais facilidade.
Tente incluir, por exemplo, o seu site e-commerce no Google Meu Negócio para usufruir da geolocalização.
Assim, quando as pessoas procurarem por determinados produtos ou serviços em um mapa, elas poderão encontrar o site da sua loja.
– Mensagens de texto e voz:
Envie Short Message Service (SMS), o Multimédia Messaging Service (MMS) e os torpedos de voz para seus consumidores.
A taxa de abertura desse tipo de mensagem é muito grande.
Com isso, você poderá encaminhar seus consumidores para páginas de vendas da sua loja virtual.
Há várias agências que fornecem serviços de mensagens de texto e voz. Procure por elas na internet e faça um teste.
– QR code:
Outro modo de trabalhar o Mobile Marketing no seu e-commerce é por meio do Quick Response (QR code).
Por exemplo, você pode criar campanhas de divulgação por meio de panfletos impressos com QR code.
Por fim, ao passar o aplicativo de leitura sobre o QR code, os consumidores poderão ser encaminhados para as suas páginas de produtos.
– Aplicativos:
Um aplicativo para loja virtual pode ser mais rápido que seu site, pois não precisa recarregar determinados códigos quando acionado.
Essa característica permite também que os usuários economizem seus pacotes de dados.
Além disso, um app precisa ser baixado e instalado, ao passo que quando um consumidor faz isso ele lhe dá um voto de confiança.
A confiança, por sua vez, é fundamental para realizar vendas.
– Mobile Ads:
O Google Adwords e os sistemas de anúncios em redes sociais possuem modos de ajustes para campanhas mobile.
Nesse contexto, você pode segmentar as suas campanhas e atingir apenas os tipos de usuários mobile que interessam ao seu negócio.
Com o Mobile Ads é possível oferecer produtos para quem está em um momento de “Micro-tédio”, por exemplo, e fechar vendas inusitadas.
– Redes sociais:
No Brasil, as redes sociais como o Facebook são mais acessadas via tecnologias móveis.
Então, caso você ainda não tenha uma fanpage em uma ou duas delas, é hora de pensar em criar.
Muita gente passa o dia lendo e respondendo posts de terceiros nas redes sociais.
Aproveite essa oportunidade para publicar posts do seu blog e também para abordar algumas ofertas e promoções da sua loja.
– Televendas
Use a televendas tanto para vendas receptivas quanto ativas.
Assim, ao ligar ou receber ligações dos seus consumidores mobile, você terá a oportunidade de negociar e vender mais.
O atendimento pessoal via televendas proporciona maior credibilidade ao seu e-commerce, principalmente junto à terceira idade.
Dicas para melhorar o desempenho do seu Mobile Marketing
Antes de começar a criar campanhas de Mobile Marketing, certifique-se de que seu site está preparado.
Trabalhe com uma plataforma e-commerce que lhe permita criar uma loja virtual responsiva.
Use os conceitos do Mobile Friendly na hora de criar seu site e-commerce.
Se preferir, construa uma loja virtual Mobile First.
Seja como for, velocidade de carregamento e boa usabilidade são fundamentais.