Mobile loja: carregamento acima de 3 segundos gera 53% de abandono, diz Fábio Coelho na Rakuten Expo

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Mobile loja: "os compradores não querem perder tempo" - Fábio Coelho na Rakuten Expo 2018.

Mobile loja: “os compradores não querem perder tempo” – Fábio Coelho na Rakuten Expo 2018.

Será que a velocidade de abertura das páginas pode influir no desempenho da sua mobile loja? Para o presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, a resposta é “sim”. Ele disse, durante o evento Rakuten Expo 2018, que os compradores estão cada vez mais impacientes. Isto, por sua vez, é um problema sobretudo para quem possui mobile commerce com tecnologia lenta.

“[Os consumidores] não querem perder tempo, o que se comprova pelo fato de que 53% dos usuários de plataformas mobile fecham a página caso ela demore mais que três segundo para carregar”, disse Coelho em sua conferência. O presidente falou, ainda, que para cada segundo reduzido no carregamento das páginas há uma aumento de 2% na conversão.

No Brasil, o tempo médio que uma página web leva para carregar é 15,8 segundos, ou seja, bem acima do esperado.

Como melhorar o desempenho de velocidade da mobile loja?

A primeira coisa a se fazer para melhorar o desempenho de uma mobile loja como a sua é o diagnóstico. Para tanto, você poderá utilizar ferramentas como:

Google’s Mobile-Friendly:

Verifica se seu site é otimizado para dispositivos móveis e mostra os problemas de carregamento da página, os quais você deverá corrigir.

Page Speed Insights:

Aponta estatísticas de velocidades das suas páginas e apresenta relatórios para otimização. Serve tanto para sites mobile quanto para desktop sites.

Mobile loja: o tempo médio de carregamento de página no Brasil é de 15,8 segundos, disse Fábio Coelho na Rakuten Expo 2018.

Mobile loja: o tempo médio de carregamento de página no Brasil é de 15,8 segundos, disse Fábio Coelho na Rakuten Expo 2018.

Para auditar o desempenho da sua loja mobile, use estas e outras ferramentas como a SEMrush e Google Analytics, por exemplo. Faça as correções necessárias e teste tudo novamente. Depois, veja se os abandonos na loja diminuíram.

Vale lembrar, ainda, que a plataforma e-commerce que você utiliza também influencia a velocidade da sua loja. Sendo assim, sistemas alocados em servidores ruins podem comprometer tudo. Por isso, sempre recomendo aos leitores do blog desta agência e-commerce para usarem as plataformas top de linha, as quais são alocadas em servidores igualmente top de linha.

Exemplo de mobile loja de alto desempenho implantada com plataforma Rakuten

Durante a já referida Rakuten Expo ocorrida no dia 4 de outubro de 2018 aconteceu a Rakuten Merchant Awards 2018, que premiou as melhores lojas que empregam as tecnologias da Rakuten.

Neste contexto, a loja com melhor desempenho mobile foi a Amissima. Vale, então, a pena observar esta mobile loja de perto. Com isso, você poderá ter um parâmetro de comparação para com o seu próprio site mobile commerce.

Atualização importante: as instalações de e-commerce da Rakuten no Brasil foram adquiridas pelo Ten Oaks Group no final de 2019. Por isso, as tecnologias da empresa japonesa agora estão sendo chamadas de Gencomm em território nacional. Clique em “Gencomm” para conhecer a nova marca!